Mundo

Trump ameaça vetar emenda bipartidária sobre imigração

O presidente disse que vai vetar qualquer lei que inclua uma emenda que proponha regularizar 1,8 milhão de jovens sem documentos

Trump: a proposta inclui o tema dos "sonhadores" e do muro, o que cumpre dois dos quatro "pilares" que o presidente tinha exigido para que o projeto receba seu apoio (Joshua Roberts/Reuters)

Trump: a proposta inclui o tema dos "sonhadores" e do muro, o que cumpre dois dos quatro "pilares" que o presidente tinha exigido para que o projeto receba seu apoio (Joshua Roberts/Reuters)

E

EFE

Publicado em 15 de fevereiro de 2018 às 17h29.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira vetar qualquer lei que inclua uma emenda bipartidária que proponha regularizar 1,8 milhão de jovens sem documentos conhecidos como "dreamers" ("sonhadores") em troca de US$ 25 bilhões para a construção do muro na fronteira com o México.

Em comunicado, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, assegurou que se o presidente receber uma proposta legislativa que inclua as propostas dos legisladores democratas e republicanos, os assessores "o recomendarão a vetar".

Para se tornar lei, uma proposta legislativa necessita a aprovação do Senado, da Câmara dos Representantes e a assinatura do presidente.

O acordo bipartidário foi apresentado na noite de ontem por um grupo de senadores de ambos os partidos e foi assinado por oito senadores republicanos, sete democratas e um independente.

A proposta inclui o tema dos "sonhadores" e do muro, o que cumpre dois dos quatro "pilares" que Trump tinha exigido para que o projeto receba o apoio da Casa Branca.

Os outros dois - não incluídos no pacto - são cancelar a "loteria de vistos para a diversidade", que atribui 50 mil licenças de trabalho e residência ao ano a cidadãos de países com baixas taxas de migração aos EUA; e acabar com o atual sistema de reagrupamento familiar, conhecido pelos detratores como "migração em cadeia".

O grupo de senadores que anunciou o acordo é liderado pela republicana Susan Collins e o democrata Joe Manchin, e inclui, entre outros, o ex-candidato democrata a vice-presidente Tim Kaine.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Imigração

Mais de Mundo

Autoridades resgatam 36.448 Pessoas das Inundações em Valência

Rússia está envolvida em ameaças de bomba no dia da eleição nos EUA, diz secretário

Arizona reforça segurança em centros de votação com drones e vigilância armada

Ameaças interrompem temporariamente votação na Geórgia, condado decisivo dos EUA