Mundo

Tribunal dissolve junta municipal de Roma por descumprimento da cota de mulheres

Juízes acolheram o recurso apresentado por partidos da oposição e pelas assessoras para a Igualdade de Oportunidades da prefeitura da capital italiana

O prefeito da capital italiana, Gianni Alemanno, terá que formar uma nova junta para equilibrar a representação das mulheres (AFP)

O prefeito da capital italiana, Gianni Alemanno, terá que formar uma nova junta para equilibrar a representação das mulheres (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2011 às 13h25.

Roma - O Tribunal administrativo regional do Lácio ordenou nesta sexta-feira que a junta municipal de Roma seja dissolvida pelo descumprimento da cota de representação das mulheres.

Os juízes acolheram o recurso apresentado por alguns partidos da oposição e pelas assessoras para a Igualdade de Oportunidades da Prefeitura, Francesca Bagni e Alida Castelli.

A junta, que tem 11 integrantes e foi renovada em janeiro, só conta com a assessora para Políticas Sociais, Sveva Belviso, apesar de o estatuto municipal indicar, embora vagamente, "a presença equilibrada entre homens e mulheres".

Agora, o prefeito da capital italiana, Gianni Alemanno, terá que formar uma nova junta para equilibrar a representação das mulheres.

Alemanno, do conservador partido Povo da Liberdade, anunciou hoje uma reunião para tratar do tema, e a imprensa afirma que poderá ser nomeada como nova assessora Rosella Sensi, ex-presidente da Roma, em substituição de um dos colegas homens.

O presidente do Partido Verde, Angelo Bonelli, pediu a renúncia de Alemanno diante de sua "incapacidade de administrar a capital da Itália" e após outros escândalos que já o levaram a renovar a junta em janeiro deste ano.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPaíses ricosEuropaItáliaPiigsMulheresJustiça

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza