Mundo

Tribunal da Espanha anula declaração separatista da Catalunha

A decisão ocorre no mesmo dia em que há uma greve e protestos na Catalunha de manifestantes pela independência

Catalunha: o tribunal havia suspendido a implementação do pronunciamento separatista enquanto estudava sua legalidade (Yves Herman/Reuters)

Catalunha: o tribunal havia suspendido a implementação do pronunciamento separatista enquanto estudava sua legalidade (Yves Herman/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 13h36.

Madri - O Tribunal Constitucional da Espanha decidiu nesta quarta-feira que foi ilegal uma votação recente no Parlamento da Catalunha para declarar a independência da região do restante do país.

A decisão ocorre no mesmo dia em que há uma greve e protestos na Catalunha de manifestantes pela independência, que também se opõem à prisão de autoridades depostas da região.

O tribunal espanhol havia inicialmente suspendido a implementação do pronunciamento separatista, no mês passado, enquanto estudava sua legalidade, após o governo do premiê Mariano Rajoy contestar a medida.

O voto parlamentar pela secessão foi boicotado por boa parte dos legisladores oposicionistas, mas acabou aprovado por 70 votos a 10, no Parlamento catalão de 135 integrantes.

Em resposta, o governo Rajoy afastou o governo catalão, dissolveu o Parlamento local e convocou eleições antecipadas na região para o próximo mês.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:EuropaEspanhaBarcelona (Espanha)Catalunha

Mais de Mundo

'Gosto amargo': Peña lamenta ausência de Lula em assinatura do UE-Mercosul

Khamenei culpa Trump por "milhares" de mortes em protestos no Irã

Trump convoca líderes globais para integrar ‘Conselho da Paz’ sobre Gaza

IndiGo é multada em US$ 2,4 milhões após crise que cancelou 3.000 voos