Mundo

Tremor deixa 4 feridos e 20 casas destruídas na Nicarágua

Um terremoto de magnitude 5,6 na escala Richter deixou quatro feridos e derrubou 21 casas em quatro municípios em Manágua


	Criança passa por ruínas de casa destruída pelo terremoto que atingiu a Nicaragua: governo da Nicarágua recomendou reforçar as medidas de segurança
 (AFP)

Criança passa por ruínas de casa destruída pelo terremoto que atingiu a Nicaragua: governo da Nicarágua recomendou reforçar as medidas de segurança (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2014 às 14h15.

Manágua - Um terremoto de magnitude 5,6 na escala Richter deixou quatro feridos e derrubou 21 casas em quatro municípios da província de Manágua, informou nesta segunda-feira a prefeitura da capital nicaraguense.

O tremor, ocorrido às 23h07 do domingo (2h07 de hoje em Brasília), a 5,4 quilômetros de profundidade perto do vulcão Apoyeque, um quilômetro ao sul da lagoa de mesmo nome, deixou quatro pessoas feridas, disse o secretário-geral da prefeitura, Fidel Moreno, através dos veículos de imprensa do governo.

Um relatório preliminar da Prefeitura de Manágua indica que o tremor derrubou 9 casas na capital, 7 casas no município de Mateare e 5 em Ciudad Sandino, disse o secretário-geral da Prefeitura da capital, Fidel Moreno.

As autoridades locais disseram que a ordem à população de dormir nos quintais de suas casas ou em áreas públicas abertas antes do movimento telúrico salvou a vida a dezenas de pessoas.

O secretário-executivo do Sistema Nacional de Prevenção e Mitigação de Desastres (Sinapred), Guillermo González, disse em entrevista coletiva na madrugada passada que uma velha falha, que atravessa o estádio nacional de beisebol e a lagoa de Tiscapa e a mesma que se ativou e destruiu Manágua em 23 de dezembro de 1972, está entrando em atividade.

Um alerta vermelho de abalos fortes se mantém na Nicarágua desde quinta-feira da semana passada.

O alerta foi emitido depois do terremoto de magnitude 6,2 Richter, que se originou sob o lago Xolotlán frente às despesas judiciais de Nagarote, que deixou uma pessoa falecida e mais de 1.600 casas destruídas, seguido no dia seguinte de outro de magnitude 6,7 com epicentro a 19 quilômetros ao sudoeste do vulcão Mombacho, no departamento de Granada, que causou danos a 194 casas.

O governo da Nicarágua recomendou "reforçar" as medidas de segurança a madrugada desta segunda-feira.

O diretor técnico de geofísica do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter), Wilfred Straus, explicou que o medo que os analistas têm de um forte tremor ou terremoto é que os últimos sismos aconteceram entre os vulcões Momotombo e Apoyeque, perto de Manágua, onde uma velha falha entrou em atividade.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisNicaráguaTerremotos

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma