Mundo

Tremor de magnitude 6 sacode centro e norte do Chile

Em La Serena, Punitaqui e Coquimbo, a intensidade alcançou o grau V


	Valparaíso, no Chile: o sismo alcançou o grau III na cidade
 (Naxsquire/WikimediaCommons)

Valparaíso, no Chile: o sismo alcançou o grau III na cidade (Naxsquire/WikimediaCommons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2016 às 05h56.

Santiago - Um terremoto de magnitude 6,0 na escala Richter atingiu nesta quinta-feira cerca de 20 cidades das regiões central e norte do Chile, mas não há informações sobre vítimas e danos materiais.

Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o tremor de terra foi sentido às 22h11 locais (23h11 de Brasília) e seu epicentro se situou a 42 quilômetros a oeste da cidade de Punitaqui e a 415 quilômetros ao norte de Santiago, enquanto o hipocentro foi localizado a 32,5 quilômetros de profundidade.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi) do Chile, ligado ao Ministério do Interior, destacou em seu relatório que o fenômeno telúrico teve intensidades entre II e V na escala internacional de Mercalli, que vai de I a XII.

Em La Serena, Punitaqui e Coquimbo, a intensidade alcançou o grau V, enquanto em Monte Pátria, Ovalle e Rio Hurtado o grau foi IV.

Além disso, em Salamanca, Canela, La Higuera, Vicuña, Puchuncaví, Rinconada, San Antonio, Valparaíso, Villa Alemana, Illapel e Quillota, o sismo alcançou o grau III, enquanto em Tierra Amarilla, Copiapó, Viña del Mar e na região metropolitana de Santiago, foi de grau II.

A página do Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile também indica que outros dez tremores ocorreram hoje, com magnitudes entre 3,3 e 5,3, a maioria no norte do Chile. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDesastres naturaisTerremotos

Mais de Mundo

Peru reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela, diz chanceler

Casa Branca afirma que repressão a protestos na Venezuela é 'inaceitável'

Senado dos EUA aprova projeto de lei para proteger crianças na internet

Governo francês teme que tempestades durante a noite possam atrapalhar provas no Sena

Mais na Exame