Mundo

Trégua em cidade do leste da Ucrânia para retirada de civis

Uma fonte ligada aos separatistas, Eduard Basurin, afirmou que trégua estará em vigor das 8h às 15h GMT (6h às 13h de Brasília)

Refugiados de Debaltseve entram em ônibus para escapar dos rebeldes pró-Rússia (Volodymyr Shuvayev/AFP)

Refugiados de Debaltseve entram em ônibus para escapar dos rebeldes pró-Rússia (Volodymyr Shuvayev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2015 às 08h58.

Donetsk - As autoridades de Kiev e os separatistas pró-Rússia concluíram uma trégua para retirar nesta sexta-feira os civis de Debaltseve, no leste da Ucrânia, anunciaram os dois lados.

"Chegamos a um acordo sobre uma trégua nesta sexta-feira perto de Debaltseve para retirar os civis", declarou à AFP o chefe da polícia regional pró-Kiev, Viacheslav Abroskin.

Uma fonte ligada aos separatistas, Eduard Basurin, afirmou que trégua estará em vigor das 8H00 às 15H00 GMT (6H00 às 13H00 de Brasília).

Debaltseve é uma cidade estratégica que liga os dois redutos rebeldes rebeldes de Lugansk e Donesk, cenário de ataques de artilharia durante dias, enquanto as forças ucranianas mantinham o controle de uma estrada que também foi alvo de ataques.

A Anistia Internacional advertiu esta semana que, apesar da maior parte dos 25.000 habitantes da localidade ter deixado a cidade, quase 7.000 civis continuavam retidos.

A trégua foi anunciada no mesmo dia em que o presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, viajarão a Moscou para apresentar um novo plano de paz a Vladimir Putin, com o objetivo de acabar com um conflito que deixou mais de 5.300 mortos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGuerrasRússiaUcrânia

Mais de Mundo

França quer barrar acesso de menores de 15 anos às redes sociais

Papa Leão XIV alerta para 'estratégias armadas e discursos hipócritas' em 2026

Israel cobra dados e pode banir Médicos Sem Fronteiras em Gaza

Apagão em Buenos Aires afeta um milhão de pessoas durante onda de calor