Mundo

Traficante de armas russo perde apelação para novo julgamento

Ele foi condenado por conspirar para matar soldados americanos concordando em vender armas para informantes fingindo ser membros das Farc

Viktor Bout: ele inspirou o filme "O Senhor das Armas" e foi preso em Bancoc em março de 2008 após uma operação secreta global (Reuters)

Viktor Bout: ele inspirou o filme "O Senhor das Armas" e foi preso em Bancoc em março de 2008 após uma operação secreta global (Reuters)

R

Reuters

Publicado em 21 de novembro de 2016 às 16h01.

Nova York - Um tribunal de apelações dos Estados Unidos negou nesta segunda-feira um novo julgamento para Viktor Bout, um traficante de armas russo que cumpre uma pena de 25 anos de prisão por tramar a venda de mísseis a pessoas que ele acreditava serem rebeldes colombianos.

A Segunda Corte de Apelações de Manhattan disse que uma juíza não abusou de seu discernimento ao se recusar a descartar o indiciamento de Bout e rejeitar sua afirmação de que novos indícios justificavam reverter sua condenação de novembro de 2011.

Bout, de 49 anos, foi condenado por conspirar para matar soldados norte-americanos concordando em vender armas para informantes da Agência de Repressão às Drogas dos EUA (DEA) fingindo ser membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O governo dos EUA considera as Farc uma organização estrangeira terrorista.

Ao buscar um novo julgamento, Bout disse que não poderia ter conspirado com o ex-parceiro de negócios Andrew Smulian, que testemunhou contra ele, porque Smulian já havia sido recrutado como informante da DEA.

Mas o tribunal de apelações afirmou que os indícios sugerem somente que a agência "viu Smulian como uma maneira de chegar em Bout".

Bout, que inspirou o filme "O Senhor das Armas", foi preso em Bancoc em março de 2008 após uma operação secreta global.

Ele está em uma prisão em Marion, no Illinois, e pode se candidatar à libertação a partir de janeiro de 2030.

Acompanhe tudo sobre:ArmasEstados Unidos (EUA)FarcRússia

Mais de Mundo

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h

Yoon autorizou exército sul-coreano a atirar para impor a lei marcial, segundo MP