Exame Logo

Torcedores alemães querem fritar polvo oráculo

Animal que virou celebridade durante mundial acertou a eliminação da seleção alemã para a Espanha

Polvo escolheu aquário da Espanha antes da semifinal (Wikimedia Commons/Tilla)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h10.

Berlim - Alguns alemães estão querendo fritar em público o polvo oráculo que acertou a previsão das seis partidas de sua seleção na Copa do Mundo -- inclusive a derrota para a Espanha na semifinal de quarta-feira.

Paul, um polvo de dois anos que vive em um aquário da Alemanha, se tornou uma celebridade global por sua bizarra habilidade de prever o vencedor das partidas do time alemão no Mundial, sem deixar de apontar os fracassos diante da Sérvia e dos espanhóis.

Veja também

"Nada é melhor do que polvo frito", disse Dolores Lusch, torcedora que trabalha em uma barraca de peixe em Berlim. "É só cortar em fatias finas e fritar de todos os lados com uma pitada de suco de limão, azeite e alho. Delicioso!"

Nação pouco supersticiosa, a Alemanha se tornou crente dos possíveis poderes psíquicos de Paul. O país ficou chocado e preocupado quando ele escolheu a Espanha como vencedora do jogo de quarta-feira depois de mostrar a Alemanha triunfando sobre Argentina, Inglaterra, Gana e Austrália.

Jornais e sites alemães receberam inúmeras sugestões do que fazer com Paul -- a maior parte sugerindo que ele fosse comido.

"Joguem-no em uma frigideira", escreveu o diário berlinense Kurier, expressando um sentimento ecoado pelos jornais Die Welt, Sueddeutsche Zeitung e Hamburger Abendblatt, entre outros.

Os palpites de Paul viraram manchete em toda a Alemanha e ao redor do mundo. Canais de TV alemães chegaram a dar boletins ao vivo de Paul fazendo suas escolhas no aquário.


Na sexta-feira Paul irá escolher o vencedor da disputa de terceiro lugar entre Alemanha e Uruguai no sábado, assim como o campeão da final entre Holanda e Espanha no domingo. As redes de TV de Alemanha, Espanha e Holanda estão planejando uma cobertura ao vivo.

O polvo, considerado por muitos o mais inteligente dos invertebrados, escolhe entre dois contêineres com comida adornados com as bandeiras das duas seleções adversárias em cada partida. O recipiente que Paul abre primeiro é visto como seu palpite para o embate.

A atenção da mídia sobre o molusco na Alemanha e no exterior tem crescido exponencialmente, e alguns comentaristas até se perguntaram se seus acertos impressionantes acabaram influenciando os jogadores mais supersticiosos.

Apesar da recente antipatia por Paul, a porta-voz do parque aquático Sea Life, Tanja Munzig, disse que o animal tem um futuro brilhante em seu lar na cidade de Oberhausen.

"Nada de ruim vai acontecer com Paul", disse ela. "Ninguém deseja mal a ele. Paul se saiu muito bem".

Munzig acrescentou que a carreira de Paul pode prosseguir. "Houve demonstrações de interesse pelo futuro dele", disse.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAnimaisCopa do MundoEsportesEuropaFutebolPaíses ricos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame