Mundo

Toneladas de água radioativa foram derramadas em Fukushima

Empresa que administra a central de Fukushima anunciou que 4 toneladas de água radioativa foram vertidas acidentalmente no solo durante operações de limpeza

Inspetores na central nuclear de Fukushima: incidente aconteceu quando os trabalhadores bombeavam a água da chuva de um canal para levá-la a um depósito vazio (Kyodo/Files/Reuters)

Inspetores na central nuclear de Fukushima: incidente aconteceu quando os trabalhadores bombeavam a água da chuva de um canal para levá-la a um depósito vazio (Kyodo/Files/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2013 às 10h08.

Tóquio - A empresa que administra a central nuclear japonesa de Fukushima anunciou nesta terça-feira que quatro toneladas de água radioativa foram vertidas acidentalmente no solo do complexo durante operações de limpeza.

O incidente aconteceu quando os trabalhadores bombeavam a água da chuva de um canal para levá-la a um depósito vazio com capacidade para 12 toneladas, segundo a Tokyo Electric Power (Tepco).

"Esta tarefa começou às 10H38 (22H38 de Brasília), mas pouco depois de uma hora, às 11H50, os trabalhadores perceberam que a água transbordava pela abertura superior do depósito", explicou à AFP um porta-voz.

A Tepco calculou em quatro toneladas a quantidade de água que atingiu o solo, mas sem poder precisar o nível de contaminação.

"A água em questão era originalmente água de chuva, mas como estava na área da central, poderia conter matérias radioativas", disse o porta-voz.

A central de Fukushima Daiichi, devastada pelo tsunami de março de 2011, abriga água radioativa armazenada em mil depósitos ou acumulada no subsolo.

A Tepco luta há dois anos contra este líquido. A quantidade aumenta diariamente e parte chega ao Oceano Pacífico.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesÁguaÁsiaEmpresasFukushimaJapãoPaíses ricosTepcoUsinas nucleares

Mais de Mundo

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país