Mundo

Theresa May se diz confiante em finalizar acordo do Brexit no domingo

O acordo feito entre o Reino Unido e a Comissão Europeia deve ser analisado pelos Estados-membros da UE nos próximos dias

Theresa May: o Brexit pode sofrer resistência por parte da Espanha por contra de Gibraltar (Henry Nicholls/Reuters)

Theresa May: o Brexit pode sofrer resistência por parte da Espanha por contra de Gibraltar (Henry Nicholls/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de novembro de 2018 às 12h24.

São Paulo - Após o esboço da declaração política conjunta sobre o Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido vazar e circular por toda a imprensa internacional, a primeira-ministra britânica, Theresa May, fez uma pronunciamento à imprensa se dizendo "confiante" sobre chegar a um acordo "final" para a retirada e os contornos da relação futura na reunião extraordinária do Conselho Europeu no próximo domingo, 25 de novembro.

"Este acordo é entre o Reino Unido e a Comissão Europeia. Agora, cabe aos demais 27 líderes [dos Estados-membros do bloco] examiná-lo", ela disse.

Uma questão determinante para a sobrevivência da declaração conjunta na cúpula daqui a três dias é uma solução para o impasse com a Espanha em torno de Gibraltar, o território britânico no sul da Península Ibérica, que sequer foi citado no documento sobre a relação futura.

Sem se referir à omissão, May afirmou que conversou ao telefone ontem à noite com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e confia na finalização de um acordo "que entregue para toda a família do Reino Unido, incluindo Gibraltar". Ela, porém, não explicou como resolverá o imbróglio.

"Este foi o melhor acordo que o Reino Unido poderia ter", garantiu a premiê, insistindo que o trato "traz de volta o controle sobre as fronteiras, o dinheiro e as leis" e acrescentando que atualizará o Parlamento britânico sobre o assunto logo mais, às 13h de hoje.

Ela informou também que terá uma reunião em Bruxelas no sábado com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para "concluir o processo no interesse de todos os nossos povos".

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Reino Unido planeja aumentar consideravelmente as repatriações de imigrantes

MP da Venezuela ameaça prender opositor González se ele não acatar 3ª convocação para depor

Israel aceita 'pausas humanitárias' para vacinação contra a poliomielite em Gaza

Após quatro meses desde último relacionamento, namoro de Milei com ex-vedete rouba cena na Argentina

Mais na Exame