Exame Logo

Terremotos abalam vulcão islandês em alerta vermelho

Terremoto de 5,1 e outro de 5,3 graus na escala Richter abalaram o vulcão Bardarbunga, o principal do país

Placa de aviso bloqueia uma estrada para o vulcão Bardarbunga, na Islândia (Sigtryggur Johannsson/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2014 às 11h09.

 Dois fortes <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/terremotos">terremotos </a></strong>abalaram neste domingo o principal vulcão da <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/islandia">Islândia</a></strong>, o Bardarbunga, depois que as autoridades elevaram o nível de alerta a vermelho por um risco iminente de erupção, anunciou o Serviço Meteorológico Islandês (IMO).</p> 

Em 2010, a erupção de outro vulcão, o Eyjafjallajökull, provocou o maior fechamento do espaço aéreo decretado na Europa em tempos de paz, com mais de de 100.000 voos anulados em um mês e mais de oito milhões de passageiros bloqueados.

Neste domingo, um terremoto de 5,1 e outro de 5,3 graus na escala Richter abalaram o vulcão. Estes foram os tremores mais intensos desde o início do atual ciclo sísmico na semana passada.

Veja também

Gunnar Gudmundsson, do IMO, declarou ao canal de televisão público RUV que é difícil saber se os terremotos indicam um aumento do risco de erupção.

No sábado, a Islândia elevou para vermelho o nível de alerta e proibiu o tráfego aéreo sobre o maior vulcão do país.

Apesar do fechamento do espaço aéreo na região, todos os aeroportos islandeses permaneciam abertos, segundo as autoridades.

O vulcão Bardarbunga, de mais de 2.000 metros de altura, fica abaixo da maior geleira islandesa, a Vatnajökull.

Os cientistas acreditam que se o Bardarbunga entrar em erupção, poderia provocar problemas ao tráfego aéreo no norte da Europa e do Atlântico com a emissão de cinzas. Também poderia provocar importantes danos na Islândia, especialmente inundações pelo derretimento do gelo.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEuropaIslândiaPaíses ricosTerremotosVulcões

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame