Exame Logo

Terremoto de magnitude 5,5 atinge sul das Filipinas

A região também é atingida por uma média de 20 tufões por ano, trazendo fortes chuvas que provocam deslizamentos mortais

Ilha de Mindanao, nas Filipinas: as Filipinas são propensas a desastres naturais decorrentes de sua localização no sismicamente ativo "Anel de Fogo" do Pacífico (Erwin Frames/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 13 de julho de 2019 às 09h46.

Um terremoto de magnitude 5,5 atingiu o norte de Mindanao, no sul das Filipinas , no começo do sábado, ferindo 25 pessoas e causando danos a várias casas, edifícios e infraestrutura, disseram autoridades filipinas.

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia disse que o terremoto, que inicialmente foi relatado como sendo de magnitude 5,8 pelo United States Geological Survey (USGS), ocorreu às 4h42, horário local, e seu epicentro foi situado em Carrascal, na área Surigao Del Sur.

Veja também

Não houve nenhum alerta de tsunami no Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, localizado no Havaí, imediatamente após o terremoto.

Funcionários no desastre filipino disseram que 25 pessoas sofreram ferimentos leves e foram tratadas em um hospital na cidade de Madri.

O tremor causou o colapso do teto de uma igreja e danificou um pouco várias casas, um prédio do governo e um mercado público, segundo autoridades do desastre. Rachaduras também apareceram em uma ponte, mas permaneceram transitáveis.

As Filipinas são propensas a desastres naturais decorrentes de sua localização no sismicamente ativo "Anel de Fogo" do Pacífico, uma faixa de vulcões em forma de ferradura e linhas de falhas que circundam as margens do Oceano Pacífico.

A região também é atingida por uma média de 20 tufões por ano, trazendo fortes chuvas que provocam deslizamentos mortais.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisFilipinasTerremotos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame