Mundo

Terremoto de 7,3 graus atinge Japão com alerta de tsunami

A Agência Meteorológica japonesa avisou que um tsunami de até um metro pode chegar na costa de Miyagi, uma das províncias mais afetadas pelo tsunami de março de 2011


	Sismógrafo: segundo a Agência Meteorológica japonesa, o tremor foi sentido em quase vinte das 47 províncias do país.
 (Frederick Florin/AFP)

Sismógrafo: segundo a Agência Meteorológica japonesa, o tremor foi sentido em quase vinte das 47 províncias do país. (Frederick Florin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2012 às 06h07.

Tóquio - Um terremoto de 7,3 graus na escala Richter atingiu nesta sexta-feira o nordeste do Japão, com hipocentro no mar em frente a costa da província de Miyagi, e gerou um alerta de tsunami.

O terremoto, que também foi sentido em Tóquio, aconteceu às 17h18 local e imediatamente depois as autoridades emitiram uma advertência para uma possível alta do nível das águas no litoral de cinco províncias do nordeste do país.

A Agência Meteorológica japonesa avisou que um tsunami de até um metro poderia chegar na costa de Miyagi, uma das províncias mais afetadas pelo forte terremoto e tsunami de março de 2011.

No litoral de Fukushima, província que abriga a usina nuclear de mesmo nome, as águas podem subir até 50 centímetros. O hipocentro do terremoto se situou a uma profundidade de 10 quilômetros sob o fundo do mar. As autoridades pediram que os moradores das zonas próximas buscassem refúgio em lugares elevados.

Segundo a Agência Meteorológica japonesa, o tremor foi sentido em quase vinte das 47 províncias do país.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países