Mundo

Tempestade tropical "Ernesto" se aproxima de México e Caribe

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA informou que "Ernesto" se encontra a 235km a leste do cabo Gracias a Dios, na fronteira entre Nicarágua e Honduras

Ondas provocadas plo furacão Jova causam destruição no México: No México, o SMN declarou uma zona de alerta "desde Chetumal até Tulum" (©AFP/Arquivo / Alfredo Estrella)

Ondas provocadas plo furacão Jova causam destruição no México: No México, o SMN declarou uma zona de alerta "desde Chetumal até Tulum" (©AFP/Arquivo / Alfredo Estrella)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2012 às 14h31.

México/Miami - A tempestade tropical "Ernesto" avançou nas últimas horas em direção ao mar do Caribe, especialmente rumo a México, Nicarágua e Honduras, sem alcançar ainda a categoria de furacão, informou nesta segunda-feira o Serviço Meteorológico Nacional mexicano (SMN).

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA informou que "Ernesto" se encontra a 235km a leste do cabo Gracias a Dios, na fronteira entre Nicarágua e Honduras, e a 610km a leste da ilha Roatan, em Honduras, segundo boletim divulgado às 9h (horário de Brasília).

A tempestade tropical deve seguir para oeste-noroeste, e nesta trajetória, seu centro de deslocará ao norte do litoral de Honduras, na terça-feira, e depois se aproximará da costa leste de Yucatán na noite da terça-feira, acrescentou o NHC.

As previsões do NHC indicam que "Ernesto" se manterá como tempestade tropical quando tocar terra entre Belize e Yucatan, e atravessrá o México para depois perder intensidade. No sábado, deve se transformar em uma depressão tropical.

O aviso de tempestade tropical está mantido para a costa de Honduras desde a fronteira com a Nicarágua até Punta Sal, incluindo as ilhas da Baía e as ilhas Cayman.

No México, que ainda não sofre os efeitos da tempestade, o SMN declarou uma zona de alerta "desde Chetumal até Tulum", ambos povoados do estado de Quintana Roo, segundo um boletim emitido pelo órgão às 4h30 locais (6h30 de Brasília).

A tempestade "Ernesto" se desloca a 19 km/h para oeste com ventos de 85 km/h e sequências de 100km, infomaram o SMN e o NHC.

A previsão para as próximas horas é de que a tempestade tropical mantenha sua trajetória oeste-noroeste sobre o mar Caribe "esperando-se uma ligeira diminuição em sua velocidade de deslocamento e um possível fortalecimento nas seguintes 48 horas", acrescentou o SMN.

Quanto à tempestade "Florence", o NHC indicou que ela perdeu intensidade nesta segunda e se transformou em uma depressão tropical ao baixar seus ventos máximos sustentados a 55km/h.

"Florence", que se transformou na sexta tempestade da temporada no Atlântico, não representa uma ameaça para áreas terrestres e se encontra a 2.590km a leste do norte das Pequenas Antilhas. A depressão tropical se desloca para o oeste a 19 km/h. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisHondurasMéxicoNicarágua

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia