Mundo

Tempestade evacua frota de combate à maré negra

Washington - A frota encarregada de lutar contra o vazamento de petróleo no Golfo do México foi retirada devido à aproximação de uma tempestade tropical, anunciou o responsável pelas operações de limpeza. "Devido ao risco que representa a tormenta tropical Bonnie para a segurança das quase 2 mil pessoas que trabalham no combate ao vazamento […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Washington - A frota encarregada de lutar contra o vazamento de petróleo no Golfo do México foi retirada devido à aproximação de uma tempestade tropical, anunciou o responsável pelas operações de limpeza.

"Devido ao risco que representa a tormenta tropical Bonnie para a segurança das quase 2 mil pessoas que trabalham no combate ao vazamento de petróleo" no Golfo do México, os barcos e plataformas serão evacuados, disse o almirante da Guarda Costeira Thad Allen.

"Isto inclui a plataforma de onde se perfura o poço auxiliar que permitirá selar definitivamente o poço, e os navios necessários para capturar" o petróleo vazado.

Allen admitiu que "estas ações podem retardar o esforço para fechar o poço (avariado) por vários dias", mas destacou que "a segurança dos indivíduos no local é nossa principal preocupação".

O almirante reafirmou sua ordem para que a BP mantenha tapado o poço e exigiu a permanência dos navios encarregados de monitorar o poço até o final do prazo para a evacuação.

Bonnie foi elevado à categoria de tormenta tropical nesta quinta-feira pelo Centro Nacional de Furacões (NHC), com ventos de 65 km por hora.

A tormenta estava às 24H00 GMT a 615 km a leste-sudeste de Key West, no extremo sul da península da Flórida, e se deslocava em direção noroeste a 22 km/h, segundo o NHC.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEnergiaEstados Unidos (EUA)Países ricosPetróleoPoluição

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos