Mundo

Tempestade "Ernesto" deixa 2 mortos no sudeste do México

Fenômeno avança sobre o norte do estado de Oaxaca e registra ventos de 65 km/h, com sequências de até 85 km/h, segundo o Serviço Meteorológico Nacional mexicano

"Ernesto": imagem mostra a tempestade se aproximando da península de Yucatan (Handout/Getty Images)

"Ernesto": imagem mostra a tempestade se aproximando da península de Yucatan (Handout/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2012 às 09h04.

México - A tempestade tropical "Ernesto", que já causou duas mortes, avança nesta quinta-feira sobre o sudeste do México com intensas precipitações que mantêm as autoridades em alerta máximo diante de possíveis inundações e deslizamentos de terra.

Um dos mortos era um pescador do município de Centla que saiu na noite de quarta-feira para amarrar sua lancha e aparentemente escorregou e caiu no rio, morrendo afogado, disse uma fonte da Defesa Civil de Tabasco.

A outra vítima, identificada como Felipe Galván, morreu em condições similares quando manipulava uma máquina.

"Ernesto" avança sobre o norte do estado de Oaxaca e registra ventos sustentados de 65 km/h, com sequências de até 85 km/h, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) em seu boletim da 0h30 de Brasília.

A secretária de Defesa Civil de Veracruz, Noemí Guzmán, informou que desde a manhã desta quinta-feira foram registradas intensas chuvas em todo o estado, o que pode causar o transbordamento de rios e riachos.

O Governo federal declarou estado de emergência em 27 municípios, principalmente no sul de Veracruz, entre eles Acayucan, Catemaco, Coatzacoalcos, Cosoleacaque, Minatitlán Sayula de Alemán.

O centro da tempestade se localiza 50 quilômetros ao sudoeste de Terra Blanca, em Veracruz, e 60 quilômetros ao oeste de Tuxtepec, em Oaxaca, e avança a 22 km/h em direção oeste, segundo o Serviço Meteorológico.

O organismo mantém uma zona de alerta por chuvas intensas nos estados do leste, centro, sul e sudeste do país por conta do fenômeno, cujo índice de periculosidade é "forte".

Espera-se que "Ernesto" perca força nas próximas horas e vire depressão tropical, mas com potencial para gerar chuvas de intensas a torrenciais, assim como inundações e deslizamentos em zonas urbanas no litoral do Golfo do México, no centro e no sudeste do território mexicano.

Em sua passagem pela Guatemala, "Ernesto" já deixou 251 desabrigados e 51 casas danificadas em diversas zonas do país, informaram fontes oficiais desse país.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisMéxicoMortes

Mais de Mundo

Netanyahu ordena que delegação continue negociações no Cairo sobre cessar-fogo em Gaza

Líder da oposição venezuelana quer que Maduro concorde com negociação para "transição ordenada"

Otan se compromete com pelo menos US$ 43 bilhões em 2025 para segurança da Ucrânia

Apoiadores de Evo Morales e do presidente Luis Arce se enfrentam na Bolívia

Mais na Exame