'Telegraph' é acusado de gravar escondido comentários de políticos

Órgão regulador das comunicações no Reino Unido abriu uma investigação contra o jornal

Londres - O organismo de controle dos meios de comunicação no Reino Unido abriu uma investigação sobre o jornal britânico "Daily Telegraph" por ter recorrido supostamente a repórteres disfarçados de eleitores para gravar escondido conversas de membros do Partido Liberal-Democrata.

O presidente do partido, Tim Farron, enviou nesta quinta-feira uma carta à Comissão de Queixas da Imprensa na qual pede a este organismo que avalie o sucedido.

O caso faz referência aos comentários feitos pelo atual ministro, Vince Cable, nos quais o político opinava sobre o Governo de coalizão, e que foram gravadas secretamente por repórteres que se passavam por eleitores.

Cable provocou uma tempestade política ao afirmar que a situação com o Executivo de coalizão entre liberal-democratas e conservadores era "como lutar em uma guerra" e acrescentou que ele poderia recorrer à "opção nuclear" de renunciar, declarações que o jornal publicou.

A Comissão de Queixas da Imprensa afirmou que 200 pessoas entraram em contato com o organismo em relação ao caso.

A atuação do jornal foi criticada nesta quinta-feira durante uma sessão na Câmara por um deputado conservador, George Young, que argumentou que as táticas empregadas pelo "The Daily Telegraph" tinham prejudicado a relação entre os eleitores e os deputados além de negar que se tratasse de um "jornalismo responsável".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.