Mundo

Taxa de desemprego cai a 5,2% em julho no Japão

O resultado ficou abaixo do nível de 5,3% previsto pelos economistas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Tóquio - A taxa de desemprego no Japão caiu para 5,2% em julho, ante os 5 3% de junho, informou hoje o governo do país. O resultado ficou abaixo do nível de 5,3% previsto pelos economistas. A taxa deve permanecer no atual nível mesmo que a recuperação da produção industrial aumente o número de horas trabalhadas, uma vez que as empresas não estão confiantes o suficiente para tomar a iniciativa de contratar novos empregados, disseram analistas.

Em outra divulgação do dia, o núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Japão caiu 1,1% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informou o Ministério de Negócios Internos e Comunicação. O resultado, que marcou o 17º mês consecutivo de declínio, ficou em linha com a média das previsões dos economistas. O núcleo do CPI, que exclui os preços dos alimentos frescos, recuou 1% em junho.

O núcleo do CPI da área metropolitana de Tóquio - um indicador importante da tendência da inflação no país - caiu 1,1% em agosto, um resultado levemente melhor que a projeção dos economistas, de queda de 1,2%.

Consumo
O consumo das famílias do Japão subiu 1,1% em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, marcando o segundo mês consecutivo de expansão. O resultado foi menor que a média das previsões dos economistas, que esperavam um aumento de 1,4%.

Segundo analistas, a recuperação do consumo pode desacelerar, uma vez que os efeitos das medidas de estímulo econômico adotadas pelo governo podem diminuir e a queda nos preços das ações pode impactar negativamente a confiança do consumidor. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias sobre o Japão

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrescimento econômicoDesempregoDesenvolvimento econômicoJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua