Mundo

Taiwan propõe redução de tensões sobre Mar do Sul China

Segundo o plano do presidente taiwanês, os países que hoje reivindicam para si o território se juntariam para explorar conjuntamente seus recursos


	O presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou: "enfatizamos que, em áreas onde a soberania não pode ser dividida, os recursos devem ser partilhados"
 (Jorge Cabrera/Reuters)

O presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou: "enfatizamos que, em áreas onde a soberania não pode ser dividida, os recursos devem ser partilhados" (Jorge Cabrera/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2015 às 11h19.

Taipei - O presidente taiwanês, Ma Ying-jeou revelou nesta terça-feira um plano para acalmar as tensas disputas territoriais sobre o Mar do Sul da China, uma região rica em recursos naturais.

Segundo o plano de Ma, os países que hoje reivindicam para si o território se juntariam para explorar conjuntamente seus recursos.

"Enfatizamos que, em áreas onde a soberania não pode ser dividida, os recursos devem ser partilhados", disse em um discurso ao fórum de pesquisa da região da Ásia e Pacífico.

Além da China e de Taiwan, Brunei, Malásia, Vietnã e Filipinas disputam os 3,5 milhões de quilômetros quadrados da região.

A iniciativa taiwanesa, no entanto, deve encontrar alguma dificuldade de aceitação, uma vez que muitos países não tem relações diplomáticas com Taipei.

A China reivindica soberania sobre Taiwan, e usa seu poder político e econômico para impedir que países tenham relação diplomáticas com a ilha. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaNegociaçõesTaiwan

Mais de Mundo

Chanceler israelense ameaça Hezbollah libanês com 'guerra total'

Alemanha alerta risco de ataques terroristas semelhantes ao de Moscou

Sob críticas da Otan, Putin desembarca na Coreia do Norte para estreitar parceria 'estratégica'

Milei perde apoio em 18 de 24 municípios da Grande Buenos Aires, mostra pesquisa

Mais na Exame