Taiwan detecta dois navios de guerra russos perto da costa da ilha
Ministério da Defesa não especificou a que distância da costa as embarcações estavam localizadas
Agência de notícias
Publicado em 28 de junho de 2023 às 07h42.
Taiwan avistou duas fragatas russas em sua costa leste, nessa terça-feira, e enviou navios de vigilância e aviões para monitorar seus movimentos. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa Nacional da ilha.
Os navios de guerra russos foram "detectados navegando do Sul para o Norte nas águas da nossa costa leste" às 23h (hora local) de terça-feira, segundo o ministério.
- Vai fazer frio em SP? Veja a previsão do tempo para o primeiro fim de semana do inverno
- Petrobras firma contratos de R$ 7,6 bi com a SCGás, distribuidora de gás encanado de Santa Catarina
- Gripe aviária: Ministério da Agricultura confirma mais dois casos em aves silvestres
- SLC (SLCE3): valor das terras cresce 16% em um ano e vai a R$ 11 bilhões
- Governo do Paraná confirma primeiro caso de gripe aviária no Estado
- Preço de condomínios em SP cresce até 16% em um ano
Os militares taiwaneses monitoraram seus movimentos e "deslocaram aviões, navios e (ativaram) um sistema de mísseis para vigilância", acrescentou a nota.
O ministério não especificou a que distância da costa os navios de guerra estavam localizados.
Movimentos diários
Taiwan já relata uma presença quase diária de embarcações chinesas perto de suas águas – a China considera a ilha autônoma parte de seu território e prometeu retomá-la um dia, mesmo que à força. Mas a presença de navios de guerra russos é um tanto rara.
A agência estatal russa Interfax informou, também na terça-feira, que "o destacamento (russo) de navios de guerra da Frota do Pacífico entrou no Mar das Filipinas depois de cruzar o Mar da China Meridional".
As embarcações estavam realizando tarefas como parte de um passeio marítimo de longo alcance, que incluía “uma batalha naval simulada para repelir um ataque de míssil inimigo no mar”, acrescentou a Interfax.
Taiwan impôs sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia, abrangendo exportações como tecnologia de computadores e máquinas