Mundo

Tailândia investiga suposto caso de nova variante do mpox

No último dia 14, OMS declarou uma emergência de saúde pública de importância internacional devido ao aumento de infecções da doença

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 21 de agosto de 2024 às 10h05.

Tudo sobreMpox
Saiba mais

As autoridades da Tailândia elevaram nesta quarta-feira, 21, o alerta por um suposto caso da nova variante do mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos) no país, em linha com a emergência global decretada recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mesmo sem alto risco de transmissão no Brasil, Saúde negocia compra de 25 mil doses contra Mpox

O chefe do Departamento de Controle de Doenças da Tailândia, Thongchai Keeratihattayakorn, afirmou em entrevista coletiva que o paciente chegou à Tailândia em 14 de agosto vindo da África, com uma parada no Oriente Médio, e começou a apresentar sintomas, como febre e erupções cutâneas, no dia seguinte.

Thongchai especificou que o paciente, um europeu de 66 anos, testou negativo para a variante clado 2 do mpox, enquanto o teste para a nova e mais contagiosa variante clado 1b ainda é inconclusivo.

O funcionário tailandês destacou que na sexta-feira será possível confirmar se o paciente, que não apresenta sintomas graves, sofre da variante clado 1b e que uma equipe está monitorando até 43 pessoas que estiveram em contato com o indivíduo em questão.

No dia 14 de agosto, a OMS declarou uma emergência de saúde pública de importância internacional devido ao aumento das infecções por mpox (clado 1 e clado 1b) na África, onde o vírus circula intensamente.

Uma dúzia de países africanos acumulam 18.910 casos de mpox e 541 mortes - principalmente na República Democrática do Congo - até agora em 2024, enquanto a Suécia confirmou o primeiro caso do clado 1b fora da África em 15 de agosto.

As variantes do clado 1 e o mais recente clado 1b são diferentes do chamado clado 2, que causou um surto violento na África em 2022 e centenas de casos na Europa, América do Norte e países de outras regiões.

O que é preocupante no surto atual é que se observou até agora que o clado 1b se espalha mais facilmente entre as pessoas e tende a causar sintomas mais graves

mpox

Acompanhe tudo sobre:MpoxÁfricaOMS (Organização Mundial da Saúde)ÁsiaTailândia

Mais de Mundo

Cantão e Jiangsu brigam por posto de maior economia provincial da China

Navio que vinha do Brasil com suspeita de mpox é colocado em quarentena na Argentina

Rússia e Ucrânia não têm recursos para ofensivas pelos próximos meses, diz Pentágono

Argentina obtém superávit comercial de US$ 1,575 bilhão em julho

Mais na Exame