Mundo

Supremo do Chile encerra investigação sobre Allende

Em decisão que dividiu juízes, datada de 6 de janeiro, tribunal rejeitou apelos que tentavam reabrir caso sob argumento de que Allende teria sido morto a tiros


	Salvador Allende: Tribunal Superior do Chile encerrou investigação sobre a morte do presidente, reafirmando que ele cometeu suicídio durante golpe militar de 1973
 (AFP)

Salvador Allende: Tribunal Superior do Chile encerrou investigação sobre a morte do presidente, reafirmando que ele cometeu suicídio durante golpe militar de 1973 (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2014 às 14h39.

Santiago - O Tribunal Superior do Chile encerrou formalmente uma investigação sobre a morte do presidente socialista Salvador Allende, reafirmando que ele cometeu suicídio durante o golpe militar de 1973.

Numa decisão que dividiu os juízes, datada de 6 de janeiro, o tribunal rejeitou dois apelos que tentavam reabrir o caso sob o argumento de que Allende teria sido morto a tiros por soldados.

Mas o tribunal concluiu que as provas não dão suporte a essa hipótese e que mostram que um ferimento a bala autoinfligido provocou a morte de Allende.

O juiz que investigou a morte de Allende concluiu em 2012 que o ex-presidente atirou em si mesmo com um único tiro disparado contra seu queixo em 11 de setembro de 1973, depois de o palácio presidencial ter sido alvo de um bombardeio aéreo.

Após ordenar o esvaziamento do prédio, Allende retirou-se para o Salão Independência, concluiu o juiz Mario Carozza. Ele sentou-se num sofá, colocou os rifle que levava entre suas pernas, apoiou o cano contra o queixo e apertou o gatilho, de acordo com as conclusões do juiz.

O general Augusto Pinochet tomou o poder e instalou um regime militar que só terminou em 1990. Durante esse período, mais de 3.200 morreram ou desapareceram durante seu regime, mas o número de vítimas - entre detidos e torturados - chegou a mais de 40 mil.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDitaduraHistóriaMortes

Mais de Mundo

Membro de movimento neonazista é preso por planejar ataques durante os Jogos Olímpicos de Paris

Governo Trabalhista do Reino Unido apresenta novo pacote de leis

Campanha republicana defende posse de armas após tentativa de assassinato de Trump

Primeira pesquisa após atentado mostra Biden e Trump tecnicamente empatados

Mais na Exame