Mundo

Supremo de Ruanda rejeita recurso contra um terceiro mandato

"A solicitação do Partido Democrático Verde não tem fundamento e pela presente fica desestimado", afirmou o presidente do Tribunal Supremo


	Paul Kagame, presidente de Ruanda: Kagame, de 57 anos e que lidera Ruanda desde 2003, foi criticado várias ocasiões pela dureza com a qual reprimiu críticos e dissidentes
 (Pascal Lauener / Reuters)

Paul Kagame, presidente de Ruanda: Kagame, de 57 anos e que lidera Ruanda desde 2003, foi criticado várias ocasiões pela dureza com a qual reprimiu críticos e dissidentes (Pascal Lauener / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2015 às 10h11.

Kigali - A Corte Suprema de Ruanda rejeitou nesta quinta-feira o recurso apresentado pelo opositor Partido Democrático Verde (PDV) contra a modificação da Constituição que permitirá ao atual presidente, Paul Kagame, aspirar a um terceiro mandato.

"A solicitação do Partido Democrático Verde não tem fundamento e pela presente fica desestimado", afirmou o presidente do Tribunal Supremo, Sam Rugege.

Além disso, lembrou, a modificação da Constituição ruandesa não é contra a democracia.

O PDV acusava o governo de violar o espírito da Carta Magna ao tentar modificar o artigo 101, que estipula explicitamente que "sob nenhuma circunstância uma pessoa pode ostentar o cargo de presidente de Ruanda durante mais de dois mandatos".

Por isso, o líder do PDV, Frank Habineza, se mostrou "decepcionado" com a decisão do Tribunal e assegurou que o passo seguinte será pedir a Kagame que impeça a modificação da Constituição.

Kagame, de 57 anos e que lidera Ruanda desde 2003, foi criticado várias ocasiões pela dureza com a qual reprimiu críticos e dissidentes.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEleiçõesJustiça

Mais de Mundo

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país

Os países com as maiores reservas de urânio do mundo