Mundo

Aquecimento excessivo na AL preocupa, diz Banco Mundial

São Paulo - O crescimento econômico dos países da América Latina está se acelerando de tal forma que um superaquecimento e as bolhas de ativos poderão se tornar um problema. O comentário foi feito hoje por Pamela Cox, vice-presidente do Banco Mundial para América Latina e Caribe. O possível superaquecimento "é um problema em países […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - O crescimento econômico dos países da América Latina está se acelerando de tal forma que um superaquecimento e as bolhas de ativos poderão se tornar um problema. O comentário foi feito hoje por Pamela Cox, vice-presidente do Banco Mundial para América Latina e Caribe.

O possível superaquecimento "é um problema em países que estão indo bem, particularmente Brasil e Argentina", disse, acrescentando que esse também poderá ser um problema para México e Peru. "Isso está pressionando a taxa de câmbio. Também estamos preocupados com bolhas de ativos nesses países", afirmou.

Uma possível bolha nos mercados acionário e imobiliário do Brasil é uma preocupação em particular. "Não é uma grande preocupação, mas eu acho que nós queremos observar isso. A taxa de câmbio está bem forte no Brasil. O País está atraindo um grande fluxo de capital", comentou.

O Banco Mundial prevê crescimento econômico para toda a América Latina de 4% neste ano, segundo Pamela. Para o Brasil, o banco estima uma expansão no Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 5% em 2010, "provavelmente perto de 6%". Para o México, a previsão é de crescimento de cerca de 5% e, para o Chile, de 4% a 5%. No caso da Venezuela, porém, a estimativa é de crescimento levemente negativo do PIB neste ano. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre crescimento econômico ou América Latina

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoCrises em empresas

Mais de Mundo

Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de pessoas trans

França debate proibição de redes sociais para menores de 15 anos

Trump ameaça aumentar em 25% tarifas para produtos da Coreia do Sul

Maioria dos americanos reprova política de imigração de Trump, diz pesquisa Reuters/Ipsos