Mundo

STF compartilhará inquérito de Demóstenes com CPMI

A CPMI que investiga o envolvimento do empresário Carlinhos Cachoeira com políticos de Brasília havia pedido o inquérito ao ministro Lewandowski

Lewandowski é relator do inquérito que tramita no STF (Elza Fiúza/AGÊNCIA BRASIL)

Lewandowski é relator do inquérito que tramita no STF (Elza Fiúza/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2012 às 17h34.

Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski atendeu ao pedido da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira e decidiu compartilhar, com a comissão, o inquérito de número 3.430, que investiga o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).

A decisão foi tomada hoje (27), no início da tarde. Lewandowski, no entanto, manteve o caráter sigiloso do inquérito, o que deverá ser respeitado pela comissão.

A CPMI, de posse das informações, poderá "observar as restrições de publicidade interentes aos feitos sob segredo judicial, bem como aquelas previstas na Lei 9296/96, especificamente ao que foi colhido nas interceptações telefônicas", diz o despacho do ministro.

Lewandowski é relator do inquérito que tramita no STF. Além de compartilhar os dados com a CPMI, instalada nesta semana no Congresso Nacional, ele também autorizou o compartilhamento de dados com o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, que analisa a representação contra o senador Demóstenes, por quebra de decoro parlamentar.

De acordo com a decisão, os dados poderão ser analisados também pela Comissão de Sindicância da Câmara dos Deputados, que investiga os parlamentares João Sandes Junior (PP-GO) e Carlos Alberto Lereia (PSDB-GO), pelo envolvimento com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Cachoeira é suspeito de envolvimento com jogos ilegais e foi preso na Operação Monte Carlo, em fevereiro. A CPMI que leva seu nome investigará sua ligação com políticos e empresários.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoDemocratas (DEM)EscândalosFraudesOposição políticaPartidos políticosPolítica no BrasilPSDBPT – Partido dos TrabalhadoresSenadoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Mundo

Israel diz ter atingido QG de inteligência do Hezbollah na Síria

Zelensky diz que 11 mil soldados norte-coreanos estão na cidade de Kursk, invadida pela Ucrânia

Forças bolivianas desbloqueiam rota vital que estava obstruída por apoiadores de Evo Morales

'Botões de pânico' e equipes SWAT: EUA se prepara para agitação eleitoral no dia da votação