Mundo

Sobe para 321 o número de mortos por terremoto na Indonésia

Mais de 67 mil casa foram destruídas ou danificadas e 270 mil pessoas foram deslocados pelo terremoto de magnitude 6,9 do último domingo

O cálculo provisório dos danos feitos pela BNPB é cerca de 181 milhões de euros (Beawiharta/Reuters)

O cálculo provisório dos danos feitos pela BNPB é cerca de 181 milhões de euros (Beawiharta/Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de agosto de 2018 às 11h51.

Jacarta - As autoridades da Indonésia elevaram nesta sexta-feira para 321 o número de mortos e mantiveram em 270.168 os deslocados pelo terremoto de magnitude 6,9 que castigou no domingo a ilha de Lombok e suas réplicas posteriores.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, na sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, advertiu em comunicado que o número de vítimas mortais ainda vai aumentar mais pois há relatos de outras mortes que não foram incluídas no último balanço porque estão em processo de verificação.

A região norte de Lombok é a mais atingida com 273 mortes, seguida de Lombok Ocidental, com 26; Lombok Oriental, com 11; Mataram, com sete; Lombok Central, com duas; e Denpasar, capital da ilha vizinha de Bali, também com duas.

"Espera-se que o número de deslocados também aumente porque o registro dos mesmos não foi feito de forma adequada", acrescentou Sutopo.

Além das vítimas e deslocados, foram destruídas ou danificadas 67.857 casas, 468 escolas, seis pontes, 50 lugares de oração, 20 escritórios, 15 mesquitas e 13 hospitais.

O cálculo provisório dos danos feitos pela BNPB ronda 3 trilhões de rupias (cerca de 181 milhões de euros).

Sutopo detalhou que a assistência humanitária e voluntários continuam chegando à ilha, onde operam "centenas de ONGs e organizações comunitárias".

"A assistência que chega é distribuída imediatamente nos acampamentos de deslocados", afirmou o funcionário indonésio.

As equipes de busca e resgate seguem com as operações para encontrar mais sobreviventes e corpos sob os escombros dos edifícios.

Lombok sofreu mais de 451 réplicas desde o terremoto de magnitude 6,9 de domingo, algumas delas fortes, como a de magnitude 5,9 que sacudiu a ilha na quinta-feira.

A Indonésia está localizada no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica na qual, a cada ano, são registrados cerca de 7 mil terremotos, a maioria moderados.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisIndonésiaMortesTerremotos

Mais de Mundo

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela