Mundo

Snowden trabalhou com Internet quando adolescente

Bem antes de divulgar o programa secreto de vigilância do governo dos EUA, Edward Snowden trabalhou em uma empresa de animes de amigos, mas depois sumiu da rede


	Depois de adulto, Edward Snowden aparentemente não deixou rastro na Internet e não manteve atividade em redes sociais como Facebook ou Twitter, pelo menos não com seu próprio nome
 (REUTERS / Ewen MacAskill / The Guardian)

Depois de adulto, Edward Snowden aparentemente não deixou rastro na Internet e não manteve atividade em redes sociais como Facebook ou Twitter, pelo menos não com seu próprio nome (REUTERS / Ewen MacAskill / The Guardian)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2013 às 19h53.

San Francisco/Washington - Bem antes de ficar mundialmente famoso por divulgar o programa secreto de vigilância do governo dos Estados Unidos, Edward Snowden trabalhou em uma empresa de animes de amigos seus, mas depois praticamente sumiu da rede.

Em 2002, Snowden tinha 18 anos, havia largado o colégio e seus pais acabavam de se divorciar. Ele foi trabalhar na empresa que vendia animações em estilo japonês, em cujo site escrevia sobre suas habilidades com videogames e sua popularidade junto às mulheres.

Depois de adulto, ele aparentemente não deixou rastro na Internet e não manteve atividade em redes sociais como Facebook ou Twitter, pelo menos não com seu próprio nome.

Mas o site Ryuhana Press, extinta empresa que vendia animes, permite vislumbrar a juventude de Snowden, que completa 30 anos neste mês. O perfil de Snowden, seu editor de web, mistura verdades, sarcasmos e piadas tolas.

Ele indicou corretamente, por exemplo, a sua data de nascimento - 21 de junho de 1983 - e observou que cai no solstício do verão boreal, dia mais longo do ano no Hemisfério Norte. Mas ele também declarou ter 37 anos e ser pai de dois pré-adolescentes.

"Sou realmente um cara legal", escreveu ele nesse perfil. "Veja bem, pareço arrogante e cruel porque não fui suficientemente abraçado na infância e porque o sistema educacional público deu suas costas encarquilhadas e espinhosas para mim." A Reuters viu o site na terça-feira e contatou ex-funcionários da companhia para que comentassem. Nesta quarta-feira, o site havia sido tirado do ar.

Snowden escreveu que gostava de óculos escuros roxos e elogiava o time de beisebol Baltimore Orioles. "Gosto do meu lado feminino que atrai as meninas", escreveu, "e gosto dos meus amigos mais idiotas. Esta é a melhor biografia que vocês vão conseguir de mim!"

Fotos da festa de 19 anos de Snowden mostram um rapaz baixando as calças para os colegas, pendurando um pregador de roupas no peito e dançando. Um blog de um funcionário da empresa provocava: "Quem é ele? O que ele faz? Será que ele realmente se ama tanto quanto seu marketing sem-vergonha faria você acreditar?".

Em seu perfil, Snowden dizia gostar de RPGs (jogos de interpretação de papéis) e de um videogame de luta chamado Tekken. Dizia em tom de piada que foi "intimado" a virar editor do site por um grupo de artistas de "lindas meninas jovens".


A Ryuhana Press, que fechou em 2004, citava como seu endereço um lugar de Fort Meade, em Maryland, vizinho à sede da Agência de Segurança Nacional, órgão que foi alvo das denúncias de Snowden.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagem

Mais de Mundo

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio