Mundo

Snowden pode viajar à Venezuela quando quiser, diz Maduro

Segundo presidente do país, ex-funcionário da agência de espionagem dos Estados Unidos será recebido se assim quiser


	Pôster com a foto de Edward Snowden afixado em uma avenida do bairro financeiro de Hong Kong
 (REUTERS/Bobby Yip)

Pôster com a foto de Edward Snowden afixado em uma avenida do bairro financeiro de Hong Kong (REUTERS/Bobby Yip)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2013 às 22h02.

Caracas - O norte-americano Edward Snowden será recebido na Venezuela se assim quiser, insistiu nesta segunda-feira o presidente do país, Nicolás Maduro, apesar de o ex-funcionário da agência de espionagem dos Estados Unidos ainda não ter revelado se aceitará sua oferta de asilo.

O governo socialista de Caracas esperava ter nesta segunda-feira uma resposta oficial de Snowden, que está em um dos aeroportos de Moscou com uma ordem de prisão emitida pelos Estados Unidos por ter revelado detalhes de inteligência de seu país.

Bolívia e Nicarágua, governados por presidentes de esquerda, também expressaram sua disposição de conceder asilo a Snowden, de 30 anos, no que foi visto como um desafio a Washington depois de ter enviado um pedido geral de extradição e advertido que retaliará o país que der refúgio ao fugitivo.

"Ele terá que decidir quando voa para cá, se é que quer voar para cá", disse Maduro a jornalistas, depois de se reunir com seu homólogo do Panamá, Ricardo Martinelli.

Snowden é perseguido por divulgar detalhes de programas secretos de vigilância e os EUA cancelaram seu passaporte, deixando o norte-americano em um limbo legal para sair de Moscou, onde chegou em 23 de junho vindo de Hong Kong.

Na tentativa de evitar as acusações de espionagem, ele pediu asilo a cerca de 20 países. Alguns rejeitaram avaliar o pedido, outros disseram não poder processar a solicitação porque ele estava fora de seus territórios e outros não comentaram a petição de Snowden.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEdward SnowdenEspionagemNSAVenezuela

Mais de Mundo

Debate nos EUA reforça imagem de fragilidade de Biden

Trump e Biden fazem debate quente, com troca de acusações e insultos

Trump e Biden começam 1º debate das eleições 2024; assista aqui

Debate Biden x Trump: assista ao programa ao vivo

Mais na Exame