Mundo

Snowden participará de comissão europeia sobre espionagem

O ex-técnico da CIA Edward Snowden participará da comissão de investigação parlamentar sobre a espionagem dos Estados Unidos na Europa

Rosto de Edward Snowden em bandeira em Berlim: Snowden enviará mensagem de vídeo para responder perguntas enviadas pelos deputados europeus (Tobias Schwarz/Reuters)

Rosto de Edward Snowden em bandeira em Berlim: Snowden enviará mensagem de vídeo para responder perguntas enviadas pelos deputados europeus (Tobias Schwarz/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2013 às 08h48.

Estrasburgo - O ex-técnico da CIA Edward Snowden participará da comissão de investigação parlamentar sobre a espionagem dos Estados Unidos a cidadãos e instituições europeias que vai ser realizada na comissão de Liberdade Civis, Justiça e Interior da Eurocâmara.

Snowden vai enviar uma mensagem de vídeo para responder as perguntas enviadas pelos deputados, ação que auxiliará a comissão parlamentar em sua tarefa de esclarecer o que aconteceu.

O ex-técnico avaliou participar por meio de vídeoconferência ao vivo, mas descartou a ideia por medo de que sua localização exata pudesse ser rastreada, informaram à Agência Efe fontes parlamentares.

De acordo com as mesmas fontes, as datas mais prováveis para a audiência que terá a participação de Snowden são os dia 9 ou 13 de janeiro.

O arquiteto da participação de Snowden foi o deputado ambientalista alemão Jan Philipp Albrecht.

As audiências públicas da comissão de investigação do Parlamento Europeu começaram em setembro e espera-se que deem origem a um relatório de conclusões para votação no plenário antes do final da legislatura hábil, em abril de 2014.

Acompanhe tudo sobre:CIAEdward SnowdenEspionagem

Mais de Mundo

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel