Rafael Correa, presidente do Equador, durante entrevista à Reuters, em Portoviejo, no Equador, em 30 de junho de 2013 (REUTERS/Guillermo Granja)
Da Redação
Publicado em 30 de junho de 2013 às 13h28.
Puerto Viejo, Equador - O presidente do Equador, Rafael Correa, disse que Edward Snowden, que recentemente pediu asilo político ao país sul-americano após admitir ter vazado detalhes dos programas de vigilância dos Estados Unidos, está "sob os cuidados de autoridades russas" e não pode deixar o aeroporto internacional de Moscou sem o seu passaporte dos EUA.
Em uma entrevista concedida na manhã de domingo, Correa disse que não sabia que o Equador era o destino pretendido por Snowden quando fugiu de Hong Kong para a Rússia na semana passada. Ele afirmou ainda que o cônsul do Equador em Londres cometeu "um sério erro" ao não consultar qualquer autoridade do governo em Quito antes de emitir uma carta de passagem segura para Snowden.
Correa disse também que "o caso não está nas mãos do Equador" e que Snowden deve assumir a responsabilidade se violou leis norte-americanas. Mas o presidente equatoriano afirmou que a legitimidade da ação de Snowden deve ser levada em consideração e que o Equador ainda poderia considerar um pedido de asilo. Fonte: Associated Press.