Mundo

Sistema usa celular para controlar e facilitar locação de bikes

Com o aparelho, usuário localiza facilmente a bicicleta disponível que está mais próxima

O Sistema de Bicicletas Sociais (SoBi) foi criado por um grupo de amigos de Nova York

O Sistema de Bicicletas Sociais (SoBi) foi criado por um grupo de amigos de Nova York

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 17h42.

Para facilitar o sistema de bicicletas sociais, um grupo de amigos de New York criou o a SoBi (Social Bicycle System) em que o aluguel é controlado pelo celular. O projeto foi inicialmente idealizado pelo norte-americano Ryan Rzepecki.

O conceito de bicicletas sociais é muito interessante, porém todos os modelos já apresentados precisam de uma central em que o usuário possa retirar a bike. Neste caso, a bicicleta pode ser encontrada em qualquer ponto da cidade com ajuda de um GPS instalado. Assim, o usuário precisa apenas digitar uma senha e facilmente encontrar uma bicicleta disponível.

A bike pode ser usada à vontade, quando o usuário se cansar ele pode simplesmente deixá-la em um poste da cidade e paga somente pelo período que usou. Esta é uma proposta que contribui para a popularização de aluguel de bikes.

De acordo com os criadores do serviço, este é o primeiro sistema que possui autorização, controle e sistemas de segurança ligado à própria bike. O serviço convencional exige que os usuários devolvam as bikes nas estações e pedem cartão de créditos, documentos e comprovantes.


O sistema SoBi combina três elementos: o ciclista social, o servidor social e a bicicleta social. As três bases são interligadas na tecnologia wireless por rastreamento, localização e desbloqueio dos equipamentos.

Como a bike pode ser deixada em qualquer local, o usuário cadastrado no sistema faz uma busca pelo próprio telefone e localiza onde há uma bike mais próxima. Ele também precisa digitar uma senha ao solicitar a liberação, todo este processo é gerenciado por um servidor central.

Cada usuário é responsável por conservar e manter as bicicletas em perfeito estado. O serviço ainda beneficia com bônus àqueles que utilizarem a bike de maneira sustentável. O usuário pode criar um perfil no sistema e assim visualizar seus trajetos, calcular calorias queimadas, compartilhar viagens e verificar se os amigos estão por perto.

Segundo o criador do projeto, este sistema pode ser desenvolvido com um terço dos custos do sistema tradicional. O conceito já foi indicado a diversos prêmios.

Acompanhe tudo sobre:BicicletasDesignPegadas ecológicasSustentabilidade

Mais de Mundo

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições

Zelensky quer que guerra contra Rússia acabe em 2025 por 'meios diplomáticos'

Macron espera que Milei se una a 'consenso internacional' antes da reunião de cúpula do G20