Mundo

Síria sofre corte de energia elétrica em diversas províncias

Uma fonte do Ministério de Eletricidade disse que os especialistas investigam o ocorrido para resolver o problema nas próximas horas


	Síria: essa interrupção do fornecimento de energia elétrica coincide com o sexto dia de trégua entre o regime e a oposição armada
 (Bassam Khabieh / Reuters)

Síria: essa interrupção do fornecimento de energia elétrica coincide com o sexto dia de trégua entre o regime e a oposição armada (Bassam Khabieh / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2016 às 11h43.

Cairo - Praticamente todas as províncias sírias sofreram nesta quinta-feira um corte generalizado de energia elétrica, informaram fontes oficiais e ativistas, que ainda não sabem o motivo da interrupção.

Uma fonte do Ministério de Eletricidade disse à agência estatal "Sana" que os especialistas investigam o ocorrido para resolver o problema nas próximas horas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos lembrou que na maioria das províncias sírias os cortes de luz são frequentes, por isso a população utiliza geradores que funcionam com combustível.

Essa interrupção do fornecimento de energia elétrica coincide com o sexto dia de trégua entre o regime e a oposição armada, que apesar de alguns ataques isolados conseguiu reduzir os índices de violência.

Os cortes foram causados em várias ocasiões, inclusive em Damasco, pelos ataques a gasodutos, que provocaram a suspensão da atividade das usinas elétricas, muitas das quais são abastecidas por gás.

Em algumas cidades, como Aleppo, foram os grupos armados que cortaram o fornecimento elétrico ao sabotarem torres de alta tensão, a fim de pressionar as forças governamentais.

Um dos casos mais graves ocorreu em dezembro de 2013, quando cinco províncias sírias ficaram sem luz devido à escassez do gás utilizado para o funcionamento das usinas elétricas por um ataque dos rebeldes.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaGuerrasServiçosSíria

Mais de Mundo

Chefe do Hezbollah diz que batalha com Israel entrou em uma "etapa totalmente nova"

Hamas convoca "dia de fúria" para amanhã, durante funeral de Haniyeh

Irã e aliados preparam resposta conjunta moderada para Israel após ataques contra Hamas e Hezbollah

Presidente do México conversará com Lula e Petro sobre crise na Venezuela

Mais na Exame