Mundo

Síria ameaça atacar rebeldes no Líbano

País alertou que pode atacar rebeldes escondidos no vizinho caso o Exército libanês não entre em ação

Membro do grupo rebelde islâmico da Síria Jabhat al-Nusra corre enquanto sua base é bombardeada na província de Raqqa, no leste da Síria (Hamid Khatib/Reuters)

Membro do grupo rebelde islâmico da Síria Jabhat al-Nusra corre enquanto sua base é bombardeada na província de Raqqa, no leste da Síria (Hamid Khatib/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2013 às 08h46.

Beirute - A Síria alertou que pode atacar rebeldes escondidos no vizinho Líbano, caso o Exército libanês não entre em ação, informou nesta sexta-feira a agência de notícias estatal Sana.

O Ministério das Relações Exteriores sírio disse ao ministério homólogo libanês, na noite de quinta-feira, que um "grande número" de militantes haviam cruzado a fronteira no norte do Líbano para a cidade síria de Tel Kalakh ao longo dos últimos dois dias, afirmou a Sana.

"A Síria espera que o lado libanês impeça que esses grupos terroristas armados usem as fronteiras como um ponto de travessia, porque eles estão mirando o povo sírio e violando a soberania da Síria", disse a mensagem diplomática.

O documento disse que a "paciência da Síria não é ilimitada", embora "as forças sírias contiveram-se, até agora, em atacar gangues armadas dentro do território libanês." Combates perto da fronteira resultaram em um grande número de vítimas, segundo a Sana, antes de os atiradores recuarem para o país vizinho.

O Líbano tem uma política de "dissociação" com a guerra civil de dois anos na Síria, mas autoridades afirmam que sentem que seu país está cada vez mais em risco de ser arrastado para um conflito que a ONU afirma já ter matado 70 mil sírios.

O chefe da agência da ONU para refugiados, António Guterres, disse na sexta-feira que o conflito sírio ameaça a existência do Líbano.

"A comunidade internacional deve reconhecer que a crise síria representa uma ameaça existencial para o Líbano.... e deve mostrar um apoio muito maior do que tem feito até agora", disse ele a jornalistas, em Beirute.

Acredita-se que mais de um milhão de sírios buscaram refúgio no Líbano.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasLíbanoSíria

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame