Mundo

Síria afirma ter respondido positivamente ao plano árabe

O plano inclui o envio de observadores responsáveis por informar sobre os fatos no país, e evitar assim mais sanções

Soldado sírio grita em ato de apoio ao regime: apesar da pressão internacional, o aparelho repressivo do regime sírio não deu trégua
 (Luai Beshara/AFP)

Soldado sírio grita em ato de apoio ao regime: apesar da pressão internacional, o aparelho repressivo do regime sírio não deu trégua (Luai Beshara/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 09h44.

Damasco - A Síria "respondeu positivamente" à exigência da Liga Árabe de enviar observadores ao país para garantir a organização de um plano que pretende acabar com a crise, anunciou nesta segunda-feira o porta-voz do ministério sírio das Relações Exteriores, Yihad Makdessi.

"A Síria respondeu positivamente à questão da assinatura do protocolo sobre os observadores, um protocolo de cooperação baseado na visão da Síria sobre esta cooperação", afirma Makdessi em uma mensagem enviada no domingo ao secretário-geral da Liga Árabe.

No sábado, um comitê ministerial árabe reunido em Doha deu à Síria prazo até domingo para assinar um protocolo sobre o envio de observadores responsáveis por informar sobre os fatos no país, e evitar assim mais sanções.

No domingo, uma fonte do governo do Qatar afirmou que o comitê não aguardava uma delegação síria para assinar o protocolo, já que Damasco havia solicitado "novos esclarecimentos" sobre o texto.

Apesar da pressão internacional, o aparelho repressivo do regime sírio não deu trégua. As forças de segurança e as milícias do regime mataram no domingo 40 pessoas, incluindo três adolescentes, denunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que tem sede em Londres.

Depois das sanções ocidentais para acabar com a repressão que, segundo a ONU, provocou pelo menos 4.000 mortes desde março, a Liga Árabe aumentou o isolamento do regime de Bashar al-Assad ao anunciar sanções que entraram em vigor em 27 de novembro.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaProtestosSíriaCensura

Mais de Mundo

Canadá reduz cota para veículos elétricos chineses após encontro em Pequim

China cria sistema digital para rastrear reciclagem de baterias de veículos elétricos

Trump elogia Corina e promete manter contato com opositora venezuelana

Governo dos EUA alerta companhias áreas sobre atividades militares na América Latina