Setor privado norte-americano cria 187 mil empregos em janeiro
Só o setor de serviços foi responsável por 166 mil novos postos de trabalho no país-
Da Redação
Publicado em 2 de fevereiro de 2011 às 13h52.
Nova York - O setor privado americano gerou 187 mil empregos em janeiro, segundo anunciou nesta quarta-feira a Automatic Data Processing (ADP), que detectou um "crescimento evidente" em todos os setores e tamanhos de empresas na recuperação do ritmo de criação de emprego.
Segundo os dados, o setor de serviços foi responsável por 166 mil novos postos de trabalho em janeiro, o que já supõe 12 meses consecutivos de criação de emprego, ao tempo que o setor produtivo gerou 21 mil postos e encadeou assim três meses de crescimento na força de trabalho.
Os dados foram divulgados dois dias antes do anúncio oficial do Governo americano de criação de emprego em janeiro, que também incluem os gerados pelo setor público e que alguns analistas calculam que refletirão numa soma entorno de 140 mil empregos.
"A média de postos criados em dezembro e janeiro juntos (217 mil postos mensais) está muito acima da média nesses dois mesmos meses no ano anterior (52 mil)", assegurou a entidade em comunicado.
A ADP acrescentou que "a criação de emprego foi evidente em todos os grandes setores e as empresas de todos os tamanhos", embora na construção foram extintos mil empregos.
Assim, em janeiro as grandes empresas (as de 500 ou mais trabalhadores) criaram 11 mil empregos, enquanto as médias empresas (entre 50 e 500 empregados) geraram 79 mil e as pequenas 97 mil postos de trabalho.
No setor financeiro, que junto ao da construção foi um dos mais castigados durante a crise, criaram 3 mil empregos no mês passado.