Segundo Cabral, governo está testando ônibus movido a gás natural e diesel, que emite 80% menos material particulado (Denis Ribeiro)
Da Redação
Publicado em 30 de agosto de 2011 às 16h31.
São Paulo – O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que os investimentos em produção de petróleo e derivados e na usina de Angra 3 vão consolidar o estado como a capital nacional da energia.
De acordo com Cabral, o setor mais importante é o petroquímico. Dos 185 bilhões de reais que serão investidos no Rio até 2013, 83 bilhões serão destinados à exploração e produção de petróleo e gás natural. O governador participou de evento para empresários organizado pela revista EXAME.
Ele destacou a construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que terá uma refinaria capaz de processar 165 mil barris de petróleo por dia. A produção de gás natural também será alvo de investimentos.
“Em quatro anos, as concessionárias de gás no estado vão investir um bilhão de reais em suas redes”, disse o governador. Segundo Cabral, outros 7,3 bilhões de reais serão investidos na usina de Angra 3.
Sustentável
Outro foco nos investimentos deve ser nos combustíveis menos poluentes, como o gás natural veicular (GNV). Atualmente, 750 mil carros no Rio são movidos a GNV. Segundo Cabral, a intenção é ampliar este número, aumentando a utilização em veículos pesados.
“Está em teste um ônibus flex que roda com até 90% de gás natural e 10% de diesel. Este novo sistema emite 80% menos material particulado e 20% menos gás carbônico" afirmou.
Infraestrutura
Cabral disse ainda que a infraestrutura disponível no estado do Rio de Janeiro é a melhor do país, segundo um estudo do movimento Brasil Competitivo.
Em nenhum momento em seu discurso o governador comentou sobre o episódio do acidente com o bonde de Santa Tereza. O veículo descarrilou no último sábado causando a morte de cinco pessoas e deixando mais de 50 feridos. Sérgio Cabral saiu do evento sem falar com a imprensa. Segundo sua assessoria, ele deixou o local rapidamente porque tinha um compromisso no Rio.