Mundo

Separatistas ucranianos se negam a negociar trégua com Kiev

Secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa, Olexander Turchinov, acusou "grupos terroristas russos" de mover a ofensiva para o leste do país

O líder separatista Alexander Zakharchenko: na quinta-feira, o exército ucraniano perdeu o aeroporto de Donetsk, após vários meses de combates (Menahem Kahana/AFP)

O líder separatista Alexander Zakharchenko: na quinta-feira, o exército ucraniano perdeu o aeroporto de Donetsk, após vários meses de combates (Menahem Kahana/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2015 às 11h03.

Kiev - O líder da república separatista pro-Rússia de Donetsk rejeitou nesta sexta-feira uma nova trégua com Kiev e afirmou que os rebeldes lançarão uma ofensiva em toda a região frente ao Exército ucraniano.

"Não haverá por nossa parte mais tentativas de falar de uma trégua" com as autoridades ucranianas, declarou o "presidente" da república autoproclamada de Donetsk, Alexandre Zakharchenko, citado pelas agências de notícias Interfax e Ria Novosti.

"Vamos lançar uma ofensiva em toda a região de Donetsk", completou.

Na quinta-feira, o exército ucraniano perdeu o aeroporto de Donetsk, após vários meses de combates.

Em Kiev, o secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa, Olexander Turchinov, acusou "grupos terroristas russos" de mover a ofensiva para o leste do país.

"Grupos terroristas russos violaram todos os acordos [...], passam à ofensiva", declarou Turchinov durante uma reunião governamental. Completou que se tratava de "unidades regulares das forças armadas russas".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaTerroristasRússiaUcrâniaExército

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump