Mundo

Senado dos EUA aprova Doug Burgum para o Departamento do Interior

Ex-governador da Dakota do Norte foi confirmado para o cargo com votos que incluíram a maioria dos democratas

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 06h33.

O Senado dos Estados Unidos confirmou na quinta-feira, 31, a designação no nome escolhido por Donald Trump para comandar o Departamento do Interior, um cargo que supervisiona as vastas terras e águas públicas do país, vitais para a agenda do presidente de ampliar as perfurações de petróleo.

Doug Burgum, ex-governador da Dakota do Norte e candidato nas primárias republicanas em 2024, foi confirmado em uma votação na qual a maioria dos democratas se uniu aos colegas republicanos.

Trump também designou Burgum para liderar o novo Conselho Nacional de Energia, um cargo que não exige a confirmação do Senado.

Ao contrário de Trump, que chama a mudança climática causada pelo ser humano de farsa, Burgum aceita que é uma realidade científica e liderou planos ambiciosos para tornar Dakota do Norte um estado com neutralidade carbono durante seu período como governador.

Mas ele também tem laços estreitos com a indústria dos combustíveis fósseis. Burgum arrendou suas terras agrícolas para a produção de petróleo e gás, segundo suas declarações financeiras
A confirmação acontece em um momento de ações radicais de Trump para tentar remodelar a política ambiental dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Eleição na Alemanha mostra avanço da insatisfação e do voto conservador

Análise: eleição mostra que há novos muros na Alemanha

Eleições na Alemanha: conservadores vencem, mas precisam de alianças para governar

Papa Francisco: estado de saúde ainda é crítico, mas sem piora respiratória