Mundo

Sem Ficha Limpa, PSDB e PSB ganham senadores

Impasse quanto a lei impedia que políticos eleitos tomassem posse

Não há data definida aos próximos titulares enquanto Sarney não agir para cumprir a decisão no Senado (Agência Brasil)

Não há data definida aos próximos titulares enquanto Sarney não agir para cumprir a decisão no Senado (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2011 às 13h38.

Brasília - A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a Lei da Ficha Limpa não se aplica às eleições de 2010 refletirá na composição do Senado, permitindo a posse de candidatos que tiveram a maior votação no pleito de outubro, mas foram barrados devido à "ficha suja". O presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta manhã que aguarda orientação do Supremo sobre o cumprimento da decisão. Por isso, ainda não há data definida para a posse dos novos titulares.

Devem haver quatro mudanças no Senado. Entre os representantes do Pará, Jader Barbalho (PMDB) assume no lugar de Marinor Brito (PSOL). Pelo Amapá, João Cabiperibe (PSB) ficará com a vaga de Gilvam Borges (PMDB). A cadeira da Paraíba que era ocupada por Wilson Santiago (PMDB) será agora de Cássio Cunha Lima (PSDB). Já Vicentinho Alves (PR), senador por Tocantins, será substituído por Marcelo Miranda (PMDB).

Com as mudanças, crescem as bancadas do PSDB, que ficará com 11 senadores, e do PSB, com quatro integrantes. A bancada do PR cai para quatro parlamentares e a do PSOL para um. O PMDB continua sendo o maior partido na Casa, com 19 senadores. A bancada peemedebista não se alterou, pois perdeu duas vagas mas ganhou outras duas.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPolíticaSupremo Tribunal Federal (STF)EleiçõesEleições 2010

Mais de Mundo

Desemprego na Argentina sobe para 7,5% e informalidade avança no 4º trimestre de 2025

Irã ataca instalações de energia no Golfo e promete vingança por Larijani no 19º dia de guerra

Governo Trump cobra mudanças econômicas de Cuba após apagão nacional

EUA e Israel atacam refinarias de gás no Irã