Mundo

Secretário-geral da OEA pede "reunião urgente" sobre a Venezuela

Almagro quer que conselho analise as eleições do último domingo para a formação da Assembleia Nacional Constituinte na Venezuela

Maduro: deve instalar Constituinte nesta quinta-feira (Carlos Garcias Rawlins/Reuters)

Maduro: deve instalar Constituinte nesta quinta-feira (Carlos Garcias Rawlins/Reuters)

E

EFE

Publicado em 3 de agosto de 2017 às 08h12.

Washington - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, solicitou nesta quarta-feira a convocação de uma "reunião urgente" do Conselho Permanente da organização para analisar as eleições do último domingo para a formação da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) na Venezuela.

Almagro propôs como datas para esta reunião a próxima sexta-feira, dia 4 de agosto, e o sábado, dia 5.

"A presente solicitação urgente se origina na necessidade imediata de abordar o agravamento da crise na Venezuela em razão das eleições ilegítimas para a instalação de uma ANC", disse Almagro em sua solicitação, dirigida à Presidência do Conselho Permanente, que atualmente é exercida pelo Brasil.

Almagro também citou como motivo da petição "a manifesta constatação de uma fraude eleitoral que supera amplamente o milhão de votos e que, por sua magnitude, não conta com precedentes na região".

A petição foi feita depois que Almagro conversou hoje com a procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega, que denunciou "ameaças pessoais" contra ela por suas críticas ao governo de Nicolás Maduro.

A instalação da ANC estava prevista para quinta-feira, mas Maduro anunciou que o ato será adiado para a sexta-feira, já que é preciso esperar a proclamação de alguns ganhadores que ainda não foram ratificados pelo Poder Eleitoral.

Acompanhe tudo sobre:Assembleia ConstituinteNicolás MaduroOEAVenezuela

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia