Schaeuble: "Os bancos relevantes para o sistema terão tempo para atender esses requerimentos" (Wici/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2011 às 16h00.
Berlim - O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, confirmou hoje que os bancos europeus fundamentais para o sistema serão forçados a elevar seu core capital (core capital é a quantidade mínima de capital que um banco precisa ter para cumprir as regulações, consistindo de capital de ações e reservas declaradas), mas também garantiu que ele terão tempo suficiente para cumprir os requerimentos para isso e também receberão assistência, se necessário.
Os bancos considerados grandes demais para quebrar deverão elevar seu core capital, disse Schaeuble antes de um jantar com ministros das Finanças do G-20 e com presidentes dos Bancos Centrais em Paris. "Os bancos relevantes para o sistema terão tempo para atender esses requerimentos", disse o ministro. "Se alguns bancos não puderem fazer isso, vamos ajudá-los."
Schaeuble disse que o G-20 deve discutir a crise do euro e também mais esforços para regular os mercados financeiros. "Nós devemos combater as causas da crise e há uma falta de regulação de mercados financeiros e dívida excessiva", afirmou ele. Questionado sobre se o Fundo Monetário Internacional (FMI) necessitava de mais dinheiro para efetivamente enfrentar a crise da dívida, Schaeuble disse: "Eu acho que o FMI tem dinheiro suficiente para cumprir essas tarefas."
Em relação às discussões em andamento na zona do euro sobre a crise da dívida, Schaeuble afirmou estar "muito confiante de que apresentaremos um pacote no encontro que será convincente para os mercados de capital". As informações são da Dow Jones.