Mundo

Schaeuble: bancos terão tempo para levantar capital

Ministro das Finanças alemão garantiu que as instituições financeiras poderão receber ajuda para se adequarem às novas regras

Schaeuble: "Os bancos relevantes para o sistema terão tempo para atender esses requerimentos" (Wici/Wikimedia Commons)

Schaeuble: "Os bancos relevantes para o sistema terão tempo para atender esses requerimentos" (Wici/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 16h00.

Berlim - O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, confirmou hoje que os bancos europeus fundamentais para o sistema serão forçados a elevar seu core capital (core capital é a quantidade mínima de capital que um banco precisa ter para cumprir as regulações, consistindo de capital de ações e reservas declaradas), mas também garantiu que ele terão tempo suficiente para cumprir os requerimentos para isso e também receberão assistência, se necessário.

Os bancos considerados grandes demais para quebrar deverão elevar seu core capital, disse Schaeuble antes de um jantar com ministros das Finanças do G-20 e com presidentes dos Bancos Centrais em Paris. "Os bancos relevantes para o sistema terão tempo para atender esses requerimentos", disse o ministro. "Se alguns bancos não puderem fazer isso, vamos ajudá-los."

Schaeuble disse que o G-20 deve discutir a crise do euro e também mais esforços para regular os mercados financeiros. "Nós devemos combater as causas da crise e há uma falta de regulação de mercados financeiros e dívida excessiva", afirmou ele. Questionado sobre se o Fundo Monetário Internacional (FMI) necessitava de mais dinheiro para efetivamente enfrentar a crise da dívida, Schaeuble disse: "Eu acho que o FMI tem dinheiro suficiente para cumprir essas tarefas."

Em relação às discussões em andamento na zona do euro sobre a crise da dívida, Schaeuble afirmou estar "muito confiante de que apresentaremos um pacote no encontro que será convincente para os mercados de capital". As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBancosEuropaFinançasPaíses ricosRegulamentação

Mais de Mundo

EUA negam envolvimento em 'complô' para derrubar Maduro

Oposição na Venezuela denuncia prisões arbitrárias e assédio

Em busca da verdade: como as percepções das pessoas afetam a compreensão da realidade

Trump pede à Suprema Corte que suspenda sentença do caso de suborno a ex-atriz pornô