Mundo

São Paulo adotará padrão da OMS para medição do ar

Estado substituirá classificação atual por metodologia considerada mais rígida

A emissão de CO² é uma das maiores causas de poluição em cidades como São Paulo. (Gaf.arq/Wikimedia Commons)

A emissão de CO² é uma das maiores causas de poluição em cidades como São Paulo. (Gaf.arq/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2011 às 09h51.

Sâo Paulo - A cidade de São Paulo adotará o mesmo padrão para a medição da qualidade do ar usado pelo OMS (Organização Mundial de Saúde). Lançada em 1990, a metodologia atual é considerada obsoleta e permissiva com índices de poluição prejudiciais à saúde.

De acordo com informações publicadas na edição desta quinta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, a alteração, que ainda depende de aprovação de órgãos governamentais, tornará São Paulo o primeiro Estado da União a adotar a classificação da OMS, usada na Europa e nos Estados Unidos.

Poeira fina

Para se ter uma idéia da rigidez do novo padrão, se ele já estivesse em uso em 2008, por exemplo, o ar de São Paulo seria considerada inadequado em 1 256 vezes - e não nas duas em que efetivamente foi qualificado dessa forma, de acordo com o padrão do Estado.

A disparidade se dá por causa dos níveis de poeira existentes no ar, insuficientes para gerar um quadro "inadequado" pela atual medição, ao contrário da metodologia da OMS.

Acompanhe tudo sobre:Poluiçãocidades-brasileirasMetrópoles globaisSustentabilidadeSão Paulo capital

Mais de Mundo

Rússia combate na Ucrânia há tanto tempo quanto na Segunda Guerra Mundial

Incêndio na Patagônia argentina já devastou quase 12 mil hectares

UE confirma assinatura do acordo com Mercosul no sábado, 17

EUA podem liberar sanções adicionais à Venezuela ainda nesta semana, diz Bessent