Mundo

Bernie Sanders declara apoio a candidatura de Hillary

O apoio explícito de Sanders a Hillary encerra o longo e disputado processo das primárias democratas, a duas semanas da convenção partidária


	Hillary e Bernie: "Eu pretendo fazer tudo o que puder para garantir que ela seja a próxima presidente dos Estados Unidos"
 (Brian Snyder / Reuters)

Hillary e Bernie: "Eu pretendo fazer tudo o que puder para garantir que ela seja a próxima presidente dos Estados Unidos" (Brian Snyder / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2016 às 13h49.

O senador democrata Bernie Sanders anunciou nesta terça-feira seu apoio à candidata presidencial de seu partido, Hillary Clinton, dizendo que fará todo o possível para que ela chegue à Casa Branca.

Hillary "venceu a primária democrata e a felicito por isso", disse Sanders em um ato eleitoral em Portsmouth (New Hampshire, nordeste), com a ex-primeira-dama ao seu lado.

"Ela será a candidata presidencial democrata e pretendo fazer tudo o que puder para garantir que ela seja a próxima presidente dos Estados Unidos", acrescentou o septuagenário senador autoproclamado democrata socialista.

O apoio explícito de Sanders a Hillary encerra o longo e disputado processo das primárias democratas, a duas semanas da convenção partidária.

"Ela deve ser nossa próxima presidente", insistiu Sanders, listando uma série de razões pelas quais a ex-secretária de Estado é uma opção melhor que seu rival republicano, Donald Trump, nas eleições presidenciais de novembro.

Citou o apoio de Hillary aos direitos dos homossexuais, seguro universal de saúde e luta contra as mudanças climáticas.

"Não é um segredo que Hillary Clinton e eu discordamos em muitos assuntos. Isso é democracia", disse Sanders.

"Mas estou feliz por anunciar que (...) houve uma importante aproximação entre as duas campanhas e produzimos, de longe, a plataforma mais progressista da história do Partido Democrata", acrescentou.

Texto atualizado às 13h49

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Maduro será imputado 'por banho de sangue' na Venezuela, diz chefe da OEA

Lula deve conversar com Nicolás Maduro por telefone nesta quinta-feira

Em evento tenso, Trump tenta se aproximar de eleitores negros em Chicago

Trump questiona identidade de Kamala Harris: ‘nem sabia que ela era negra’

Mais na Exame