Mundo

Saif al-Islam é capturado no sul da Líbia

Segundo o chefe do conselho militar de Zintan, Bashir al Talib, Al-Islam 'se encontra em bom estado de saúde' e foi detido junto com outros dois acompanhantes

Al-Islam sucederia seu pai, Muammar Kadafi (foto), à frente do regime (Mahmud Turkia/AFP)

Al-Islam sucederia seu pai, Muammar Kadafi (foto), à frente do regime (Mahmud Turkia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2011 às 10h23.

Trípoli - Saif al-Islam Kadafi foi capturado neste sábado no sul da Líbia por uma brigada de insurgentes, informaram fontes das Forças Armadas do Conselho Nacional de Transição.

Al-Islam, que sucederia Muammar Kadafi à frente do regime que seu pai criou e dirigiu durante 42 anos, foi detido na região de Obari, a 800 quilômetros ao sul de Trípoli, por uma brigada de combatentes da cidade de Zintan, situada a 150 quilômetros ao sul da capital.

Segundo o chefe do conselho militar de Zintan, Bashir al Talib, Al-Islam 'se encontra em bom estado de saúde' e foi detido junto com outros dois acompanhantes.

Já o representante do CNT pela cidade de Obari, Moussa al Kuni, comentou ao canal 'Al Jazeera' que Saif al-Islam se encontrava em uma região montanhosa cercado por todos os lados e decidiu se entregar sem resistência.

Fontes do CNT afirmaram que o segundo filho de Kadafi, solicitado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por possíveis crimes contra a humanidade, está sendo levado de helicóptero à cidade de Zintan e que posteriormente será conduzido a Trípoli.

O ministro interino da Justiça e de Direitos Humanos, Mohammed al Alagui, afirmou à 'Al Jazeera' que o filho do ex-líder será julgado na Líbia.

'Saif al-Islam Kadafi será apresentado a um tribunal líbio e será julgado em processo conforme às normas jurídicas internacionais', disse.

A captura de Al-Islam acontece quase um mês depois da detenção e morte de seu pai Muammar Kadafi e seu irmão Mutasim na cidade de Sirte, em 20 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaLíbiaMuammar KadafiPolíticos

Mais de Mundo

Reino Unido: Starmer nomeia equipe formada durante anos de oposição para os principais ministérios

Irã prolonga em 2 horas o período de votação para 2º turno que definirá novo presidente

A menos de um mês das eleições na França, extrema direita e seus rivais tentam angariar mais votos

Israel envia emissário ao Catar para negociar cessar-fogo em Gaza

Mais na Exame