Rússia quer "União Europeia unida e próspera", afirma Putin

Líder destacou que a UE é a principal parceira comercial da Rússia e negou acusações de que seu país tenta perturbar a coesão do bloco econômico

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira que quer trabalhar com uma União Europeia "unida e próspera", e negou as acusações de que seu país busca perturbar a coesão do bloco.

"Temos interesse em uma UE unida e próspera, já que a UE é nosso parceiro comercial e econômico mais importante", afirmou Putin à rede de televisão austríaca ORF um dia antes de uma visita oficial a Viena.

"Quantos mais problemas houver no coração da UE, mais riscos e problemas nós teremos. Precisamos construir uma cooperação com a UE", assegurou o presidente russo.

"Não temos o objetivo de dividir nada nem ninguém na UE", acrescentou.

Putin, recentemente reeleito para um quarto mandato no Kremlin, também minimizou informações sobre laços entre seu partido Rússia Unida e a formação austríaca de ultra-direita FPO, que integra o governo de coalizão em Viena.

O FPO, aliado ao Partido do Povo, do chanceler austríaco Sebastian Kurz, apoia a reivindicação russa de soberania na Crimeia e defende a suspensão das sanções econômicas contra Moscou por seu papel na crise ucraniana.

A Áustria foi um dos poucos países da UE que não expulsou diplomatas russos após o envenenamento do ex-espião Serguéi Skripal e sua filha Yulia no Reino Unido em março.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.