Mundo

Rússia precisa entender o que Zelensky quer dizer com 'cúpula da paz', diz porta-voz Kremlin

País criticou reunião do dia 15 de junho com 90 nações e afirmou que qualquer discussão sobre o fim do conflito sem a participação da Rússia era "absurda"

O presidente russo Vladimir Putin (E) e o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov (E), em foto de 9 de dezembro de 2022

 (afp/AFP)

O presidente russo Vladimir Putin (E) e o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov (E), em foto de 9 de dezembro de 2022 (afp/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 16 de julho de 2024 às 07h10.

Última atualização em 16 de julho de 2024 às 07h13.

A Rússia precisa entender primeiro o que o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, quer dizer quando fala sobre uma "cúpula da paz", antes de aceitar um convite para participar na reunião, afirmou o Kremlin nesta terça-feira, 16.

Zelensky afirmou na segunda-feira que a Rússia deveria estar representada em uma segunda cúpula sobre o conflito na Ucrânia, após uma primeira reunião internacional na Suíça no mês passado, que não teve a participação de Moscou.

"A primeira cúpula da paz não foi uma cúpula da paz de nenhuma maneira. Então, talvez seja necessário entender primeiro o que ele quer dizer", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, ao canal de notícias Zvezda.

https://exame.com/mundo/pela-primeira-vez-otan-acusa-china-de-abastecer-a-russia-na-guerra-contra-ucrania/

As declarações de Zelensky representam uma mudança de tom a respeito da conferência na Suíça, quando o presidente da Ucrânia descartou de maneira categórica um convite à Rússia.

No dia 15 de junho, líderes e funcionários de alto escalão de mais de 90 nações se reuniram em Bürgenstock, na Suíça, para uma reunião de dois dias sobre a guerra na Ucrânia, mas sem a presença de representantes da Rússia e da China.

O Kremlin criticou a reunião e afirmou que qualquer discussão sobre o fim do conflito sem a participação da Rússia era "absurda."

Acompanhe tudo sobre:RússiaUcrâniaGuerrasDiplomacia

Mais de Mundo

Lula se reúne com embaixador do Brasil na Argentina para 'repassar' relação bilateral

Dois dias após atentado, Trump faz primeira aparição pública na Convenção Republicana

Biden ordena fornecimento de aparato de segurança para Kennedy Jr. e reforço para o de Trump

Site de Trump usa imagem de seu rosto ensanguentado para arrecadar fundos após atentado

Mais na Exame