Mundo

Rússia pede urgência para substituir Kofi Annan na Síria

"Um sucessor de alto nível para substituir Annan deve ser encontrado com urgência", sustentou o ministério russo das Relações Exteriores

Kofi Annan: Rússia pede urgência na sucessão do enviado especial da ONU e da Liga Árabe à Síria (Sebastien Bozon/AFP)

Kofi Annan: Rússia pede urgência na sucessão do enviado especial da ONU e da Liga Árabe à Síria (Sebastien Bozon/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2012 às 10h29.

Moscou - O governo da Rússia pediu nesta sexta-feira para que seja encontrado "com urgência" um sucessor para Kofi Annan como enviado da ONU e da Liga Árabe para a Síria, que na véspera anunciou sua renúncia do cargo.

"Um sucessor de alto nível para substituir Annan deve ser encontrado com urgência", sustentou o ministério russo das Relações Exteriores em uma nota oficial, para acrescentar que "na atual situação, manter a presença da ONU no país (Síria) adquire um significado especial".

Na visão da chancelaria russa, a missão da ONU na Síria é "um fator importante para assegurar o apoio internacional às legítimas aspirações do povo sírio de determinar sozinho os caminhos para o desenvolvimento democrático independente do país".

A nota da chancelaria russa atribuiu diretamente aos rebeldes sírios a responsabilidade pelo fracasso das iniciativas de paz.

"Lamentavelmente, a oposição síria rejeitou de forma constante todas as propostas para estabelecer um diálogo político. Nossos associados ocidentais (e) alguns Estados regionais que poderiam ter influenciado a oposição não fizeram nada", informa a nota.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaONURússiaSíria

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros