Mundo

Rússia mobiliza 38.000 soldados no Ártico

Um porta-voz militar declarou que 5.000 soldados foram mobilizados no leste da Rússia e 500 na instável zona do Cáucaso

O presidente russo, Vladimir Putin: Ucrânia e seus aliados do Ocidente acusaram Moscou de mobilizar milhares de tropas na fronteira para apoiar os separatistas pró-russos (Anatoly Maltsev/AFP)

O presidente russo, Vladimir Putin: Ucrânia e seus aliados do Ocidente acusaram Moscou de mobilizar milhares de tropas na fronteira para apoiar os separatistas pró-russos (Anatoly Maltsev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2015 às 14h21.

Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a mobilização nesta segunda-feira de 38.000 soldados no Ártico, como parte de uma demonstração de força, no momento em que Moscou enfrenta tensões com o Ocidente pelo conflito na Ucrânia.

"Novos desafios e ameaças para nossas forças militares exigem aumentar nossas capacidades militares. É preciso prestar uma atenção especial às novas unidades estratégicas do norte", disse à agência RIA Novosti o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu.

Como parte do exercício, foi mobilizada a Frota do Norte, que é a mais poderosa das quatro divisões da marinha russa, para provar sua capacidade operacional nesta região estratégica.

Um porta-voz militar declarou que 5.000 soldados foram mobilizados no leste da Rússia e 500 na instável zona do Cáucaso.

Na semana passada, o exército russo iniciou manobras de grande envergadura em várias regiões, com 8.000 soldados mobilizados na Crimeia, a península do Mar Negro que foi anexada pela Rússia em 2014, que antes pertencia à Ucrânia.

A Ucrânia e seus aliados do Ocidente acusaram Moscou de mobilizar milhares de tropas na fronteira para apoiar os separatistas pró-russos, uma versão que o Kremlin nega.

O aquecimento global converteu o Ártico em uma região estratégica, como rota de passagem e também pelo potencial de recursos naturais que poderão ser explorados.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁsiaEuropaRússiaUcrâniaVladimir PutinExército

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA