Mundo

Rússia inicia manobras na fronteira com a Ucrânia

Rússia iniciou manobras militares em várias regiões situadas na fronteira com a Ucrânia, para verificar a capacidade das tropas de combate


	Soldados uniformizados, possivelmente da Rússia, marcham em formação em Simferopol: manobras devem prosseguir até o fim de março
 (Vasily Fedosenko/Reuters)

Soldados uniformizados, possivelmente da Rússia, marcham em formação em Simferopol: manobras devem prosseguir até o fim de março (Vasily Fedosenko/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 14h39.

A Rússia iniciou manobras militares em várias regiões situadas na fronteira com a Ucrânia, para verificar a capacidade das tropas de combate de seu Exército, anunciou o ministério russo da Defesa.

"As unidades e divisões das Forças Armadas intensificam os exercícios em terra nos polígonos das regiões de Rostov, Belgorod, Tambov e Kursk", afirma um comunicado do ministério.

As manobras devem prosseguir até o fim de março, mas o ministério não revelou a quantidade de soldados mobilizados.

"O principal objetivo destas medidas é verificar a capacidade das tropas de realizar os exercícios de combate em locais desconhecidos e polígonos ainda não testados", afirma a nota.

Durante as manobras, as tropas deverão efetuar deslocamentos e assegurar a capacidade de deslocamento em áreas desconhecidas sem que sejam detectadas. Também deverão organizar exercícios em disparos de combate.

Vários vídeos e fotografias divulgados na internet mostram o avanço de tanques, mas não é possível determinar onde estão os veículos.

O ministério informou à agência oficial Itar-Tass que outros exercícios de unidades de paraquedistas, com 4.000 soldados, 36 aviões e 500 veículos militares, aconteciam na região de Rostov.

O vice-ministro russo da Defesa, Anatoli Antonov, informou na quarta-feira que Moscou autorizou a Ucrânia a realizar um voo de observação do território russo para constatar a ausência de ameaças, mas sem revelar quando o voo aconteceria.

A Rússia organizou manobras entre 26 de fevereiro e 6 de março nos distritos do centro e do oeste.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação