Mundo

Rússia inicia manobras na fronteira com a Ucrânia

Rússia iniciou manobras militares em várias regiões situadas na fronteira com a Ucrânia, para verificar a capacidade das tropas de combate


	Soldados uniformizados, possivelmente da Rússia, marcham em formação em Simferopol: manobras devem prosseguir até o fim de março
 (Vasily Fedosenko/Reuters)

Soldados uniformizados, possivelmente da Rússia, marcham em formação em Simferopol: manobras devem prosseguir até o fim de março (Vasily Fedosenko/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 14h39.

A Rússia iniciou manobras militares em várias regiões situadas na fronteira com a Ucrânia, para verificar a capacidade das tropas de combate de seu Exército, anunciou o ministério russo da Defesa.

"As unidades e divisões das Forças Armadas intensificam os exercícios em terra nos polígonos das regiões de Rostov, Belgorod, Tambov e Kursk", afirma um comunicado do ministério.

As manobras devem prosseguir até o fim de março, mas o ministério não revelou a quantidade de soldados mobilizados.

"O principal objetivo destas medidas é verificar a capacidade das tropas de realizar os exercícios de combate em locais desconhecidos e polígonos ainda não testados", afirma a nota.

Durante as manobras, as tropas deverão efetuar deslocamentos e assegurar a capacidade de deslocamento em áreas desconhecidas sem que sejam detectadas. Também deverão organizar exercícios em disparos de combate.

Vários vídeos e fotografias divulgados na internet mostram o avanço de tanques, mas não é possível determinar onde estão os veículos.

O ministério informou à agência oficial Itar-Tass que outros exercícios de unidades de paraquedistas, com 4.000 soldados, 36 aviões e 500 veículos militares, aconteciam na região de Rostov.

O vice-ministro russo da Defesa, Anatoli Antonov, informou na quarta-feira que Moscou autorizou a Ucrânia a realizar um voo de observação do território russo para constatar a ausência de ameaças, mas sem revelar quando o voo aconteceria.

A Rússia organizou manobras entre 26 de fevereiro e 6 de março nos distritos do centro e do oeste.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaCrise políticaUcrânia

Mais de Mundo

'Mate o conforto': como criar filhos na era da tecnologia e IA

'Sou contra eles': Trump critica Bad Bunny e Green Day e descarta ida ao Super Bowl

Renee Good, detenção de criança e violência: como iniciaram os protestos em Minneapolis

Venezuela quer ampliar produção de petróleo apesar de excesso global