Mundo

Rússia inicia exercícios navais no Mar de Barents

Os exercícios nas águas árticas entre a Rússia e a Noruega fazem parte de manobras mais amplas que provocaram temores

Navios de guerra da Rússia durante exercícios militares no Mar de Barents 26/01/2022 (Ministério da Defesa da Rússia/Reuters)

Navios de guerra da Rússia durante exercícios militares no Mar de Barents 26/01/2022 (Ministério da Defesa da Rússia/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de fevereiro de 2022 às 10h28.

Última atualização em 15 de fevereiro de 2022 às 10h34.

Mais de 20 navios da Frota Norte da Rússia iniciaram exercícios militares no Mar de Barents, disse a frota segundo a agência de notícias Interfax nesta terça-feira.

Os exercícios nas águas árticas entre a Rússia e a Noruega fazem parte de manobras mais amplas que provocaram temores de que Moscou pudesse invadir a Ucrânia. A Rússia nega tais planos.

Os mercados russos subiram fortemente nesta terça com relatos de que algumas unidades militares russas estavam se retirando de áreas próximas às fronteiras com a Ucrânia.

Retirada de tropas

A Rússia anunciou nesta terça-feira (15) que algumas unidades militares posicionadas na fronteira com a Ucrânia, cuja presença provocava o temor de uma operação militar iminente no país vizinho, começaram a retornar aos quartéis.

"As unidades dos distritos militares Sul e Oeste, que já concluíram suas tarefas, começaram a carregar equipamentos para o transporte ferroviário e rodoviário e começarão hoje o retorno para seus quartéis", afirmou o porta-voz do ministério da Defesa, Igor Konashenkov, citado por agências de notícias russas.

Acompanhe tudo sobre:RússiaUcrânia

Mais de Mundo

Itamaraty confirma fechamento de fronteira da Venezuela para o Brasil até segunda

González acusa Maduro de ‘golpe de Estado’ e afirma que trabalha para entrar na Venezuela

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina